Choveu forte em Brasileia, mas o calor continua no Acre
jul 07
O TEMPO NÃO MUDA NO ACRE!
Chuvas, em Brasileia, já somam mais da metade da média de julho
Calor, no Acre, vai continuar, pelo menos, até o próximo dia 12 de julho
Temperaturas, em alguns municípios acreanos, podem atingir até 36ºC
Chuvas ocorrerão de forma passageira e pontual, podendo ser fortes em algumas áreas
Sol, muito calor e chuvas passageiras e pontuais
A onda de calor que atinge o Acre vai continuar atuando, pelo menos até o próximo dia 12 de julho. Esta forte massa de ar quente é consequência da incursão de ar polar, ocorrida nas semanas anteriores, deixando o tempo seco, o que permite a forte incidência dos raios solares sobre a superfície terrestre.
Assim, este ar seco bloqueia a chegada de novas ondas de frio, o que não ocorrerá, pelo menos até o próximo dia 12 de junho. Até lá, portanto, os acreanos vão continuar recebendo muita radiação solar e os dias continuarão quentes, com alta probabilidade de serem registrados novos recordes de calor do ano.
Até o momento, a maior temperatura de 2022, em Rio Branco, foi 33,2ºC, registrada no aeroporto da cidade no última dia 4. No Acre, até agora, a maior temperatura do ano foi 36,7ºC, ocorrida em Assis Brasil, no dia 17 de janeiro.
Apensar do calor diurno, as noites vão continuar com temperaturas entre 20 e 22ºC, no leste e no sul do estado, e entre 22 e 24ºC, no centro do estado e no vale do Juruá.
Em Rio Branco, a noite de sexta-feira para sábado ficará um pouco mais amena em relação às noites anteriores, tendo em vista a incursão de uma pequena e fraca parcela de ar polar nesta sexta-feira, dia 8, com ventos soprando da direção sudeste e variações do sul e de leste.
Na última quarta-feira, dia 6 de julho, choveu forte no vale do rio Acre, principalmente em Brasileia, onde foram registrados, em poucas horas, 18,6mm, o seja, mais da metade da média para o mês, que é em torno de 35mm. Choveu, também, em Assis Brasil e em Epitaciolândia, mas com intensidade menor.
Nos próximos dias, o sol e o calor vão continuar, mas as chuvas ocorrem de forma pontual e passageira, podendo, em algumas áreas, ser fortes e acompanhadas de trovoadas, principalmente no vale do Juruá e no centro do estado.
Neste dias do ano, até o próximo dia 22 de julho, o Sol nasce mais tarde no Acre. Em Rio Branco, ele nasce às 5h49min, e, em Cruzeiro do Sul, às 6h5min.