Se emissoras de televisão do Acre divulgassem nossas previsões, muitos transtornos e prejuízos seriam evitados

mar 23


Sempre avisamos, com muita antecedência, a ocorrência de tempo severo e de enchentes dos rios

As emissoras de televisão do Acre poderiam, como foram até o ano de 2014, ser importantes meios de informação correta de eventos atmosféricos severos e enchentes e inundações causadas pelos rios do estado, publicados por nós, ininterruptamente, há décadas.

Só para citar alguns exemplos, em 2015, quando avisamos e publicamos alertas urgentes, com mais de 10 dias de antecedencia, de que o rio Acre subiria muito e passaria da cota de 18m, provocando a maior enchente já registrada nas cidades situadas às suas margens, nenhuma emissora de televisão informou tal alerta. Já, neste ano de 2022, com muita antecedencia, também informamos sobre as cheias em Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Sena Madureira.

Nenhum evento severo passa desapercebido por nós, sendo imediatamente informado à população, como a poderosa onda polar que atingiu o Acre nos dias 23, 24 e 25 de julho de 2013, quando, para os rio-branquenses, faltou até agasalhos para comprar. Naqueles dias, nenhum outro instituto previu, nem mesmo 24 horas antes, a queda brusca e acentuada da temperatura, fazendo de Rio Branco, a capital brasileira mais fria naquela ocasião, com mínimas inferiores a 7ºC e sensação térmica abaixo de zero.

Tais meios de comunicação preferem divulgar previsões de tempo e cheias dos rios, que, raramente coincidem com as nossas, que estão acima de 95% de acertos, levando as pessoas a não planejar corretamente suas atividades. Assim, parte da população sofre com os transtornos e prejuízos causados pelo mau tempo, uma vez que, acreditando nas previsões divulgadas pelas emissoras de televisão, não conseguem fazer um planejamento adequado às reais condições do tempo meteorológico mais provável de ocorrer.

Felizmente, a maioria das emissoareas de rádio e dos jornais impressos e digitais do Acre e de Rondônia publicam, corretamente, nossas informações, evitando, assim, que a maior parte da população seja surpreendida pelo mau tempo e pelas enchentes dos rios.


VÁRIOS RIOS DO ACRE JÁ TRANSBORDAM

Em Brasileia, rio Acre está 20cm acima da cota de alerta, mas já estabilizou

Em Xapuri, a cota de alerta, que é 12,5m, poderá ser atingida nas próximas horas

Em Rio Branco, rio Acre poderá chegar à cota de transbordamento, mas não haverá cheia de proporções alarmantes, porém, os troncos e galhos de árvores estão chegando a todo instante


Chuvas intensas neste fim de semana

Voltará a chover intensamente, com possibilidade de temporais, a partir desta sexta-feira (25/3/2022), mas, principalmente, no sábado e no domingo, em todo o Acre.

A causa desse mau tempo é a chegada de mais uma onda de frio polar, que não será friagem, porém, deixará o tempo extremamente instável, com temperatura amena e muita chuva.

Nesta quinta-feira (24/3/2022), entretanto, o tempo segue quente, mas ventilado, com sol e nuvens, podendo chover de forma rápida e pontual.

Níveis atuais dos principais rios do Acre

Alguns rios do Acre estão transbordando, enquanto outros, próximos da cota de alerta. Em Brasileia, o rio Acre, está 20cm acima da cota de alerta, e, em Xapuri, faltam 20cm para atingi-la. Situações mais complicadas estão em Sena Madureira, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, onde o transbordamento continua causando muitos transtornos e prejuízos.

Em Plácido de Castro, o rio Abunã está na cota de transbordamento, que é 12,5m.

Confira o nível atual, nesta quarta-feira (23/3/2022), às 13h, comparando-o com o de 24 horas atrás, dos principais rios do Acre:

CIDADENÍVEL ATUALNÍVEL HÁ
24h
Rio Branco13,0m, subindo12,4m
Cruzeiro do Sul13,5m, subindo13,2m
Sena Madureira15,8m, subindo15,6m
Tarauacá11,0m, estável10,8m
Manuel Urbano12,8m, subindo12,2m
Xapuri12,3m, subindo11,3m
Brasileia10,0m, estável9,5m
Assis Brasil5,6m, baixando5,6m
Plácido de Castro12,5m, estável12,4m
Feijó13,2m, estável13,1m
Capixaba (rio Acre)11,5m, subindo10,7m
Dados da Agência Nacional de Águas e das defesas civis de alguns municípios
468 ad

4 comments

  1. Mateus /

    Ola Friale será que o Rio yaco pode alagar como que foi a alegação no ano passado?

    • Sim, e possível, tendo em vista as chuvas intensas que ocorreram e as que ainda vão ocorrer neste fim de semana. Muito obrigado pela participação.

  2. Rose /

    Friale
    Já tem uma previsão de quando chegará um frente fria que provoque uma friagem para nos acreano ????

    • Olá, Rose! Ainda não, mas estamos monitorando a atmosfera. A qualquer momento, com pelo menos 5 dias de antecedência, informaremos. Muito obrigado pela participação.

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d