O tempo e o clima, em agosto, no Acre. Perspectivas meteorológicas para este mês.

jul 31

O portal O Tempo Aqui divulga uma síntese do clima no mês de agosto, no Acre e o que realmente se espera do tempo para este mês de 2013, segundo as tendências atmosféricas atuais e conforme nossa análise.
Agosto é o mês cujas temperaturas começam lentamente, a ficar mais altas, mas ainda é um mês com baixa umidade do ar e em média, tem, apenas 5 dias de chuva, geralmente, fraca. É o mês com o menor índice pluviométrico. Podem ocorrer temperaturas extremamente baixas, pois já houve vários registros, neste mês, abaixo de 10ºC.
É o mês em que as temperaturas mínimas médias aumentam 0,7ºC, em Rio Branco, em relação ao mês anterior, devido à baixa umidade do ar, que proporciona uma maior insolação, por causa da menor quantidade de nuvens.
Em Rio Branco, o volume de chuvas é de 40,4mm, ou seja, um pouco inferior ao do mês anterior, que é de 42,1mm. No entanto, é bom ressaltar que são dados médios, não implicando, necessariamente, que em agosto de 2013 vai chover, exatamente, de acordo com a normal climatológica. Poderão ocorrer, inclusive, fortes temporais, com raios e ventanias, como os que ocorreram, neste mesmo mês, no ano anterior, em 2012, que causaram alguns estragos e transtornos à população riobranquense e de outros municípios acreanos.
Em Cruzeiro do Sul, o volume de precipitação fica situado entre 80 e 100mm, com 7 dias de chuva, em média.
Já em Tarauacá, o índice fica situado entre 70 e 90mm.clima_agosto
Os municípios que tem o menor volume de chuva, em agosto, são Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Plácido de Castro, Acrelândia e Senador Guiomard , ficando em torno de 35mm.
Já, os municípios de Sena Madureira e Manuel Urbano, ficam na faixa entre 45 e 55mm de chuva.
Quanto à temperatua média geral, não há diferença significativa em relação ao mês de julho, à exceção das máximas, que podem atingir valores superiores a 34ºC, com certa frequência.
Ainda, em agosto, acontecem frentes frias, de origem polar, que podem ser intensas e que provocam o fenômeno da “friagem” de intensidade moderada ou forte.
Neste mês, as temperaturas baixam bastante, durante a noite, sendo comuns valores entre 16 e 19ºC, ao amanhecer, no leste e no sudeste do estado, muito embora haja registro de 5,9ºC, ocorrido em Rio Branco, em 1975. Quanto à média das máximas, em Rio Branco, agosto é o mês em que ela aumenta 1,3ºC, passando de 31,3ºC, em julho, para 32,6ºC, em agosto. A maior temperatura, oficialmente registrada, na capital acreana, neste mês, foi 37,6ºC, no ano de 1987.
Historicamente, agosto é um mês em que as chuvas ocorren durante alguns poucos dias (em média, 5 dias), em Rio Branco. Geralmente, são chuvas fracas causadas pela chegada de frentes frias e, por isso, podem acontecer a qualquer hora do dia ou da noite, mas, em média, apenas, 5 vezes, no mês, porém, podem ocorrer anos em que não chove, neste mês. A maior quantidade de chuvas registrada, em Rio Branco, em apenas, 24 horas, em agosto, foi de 37,0mm, ocorrida em 1975.
Neste mês, chove menos de 10mm, no centro-sul de Rondônia, em parte de Mato Grosso, no nordeste de Goiás, no Distrito Federal, em Minas Gerais e na maior parte do sertão nordestino. No entanto, chove muito, acima de 200mm, no noroeste do Amazonas (região de São Gabriel da Cachoeira, na fronteira com a Colômbia) e no norte de Roraima (fronteira com a Venezuela e com a Guiana).
Em agosto, na Amazônia Ocidental, principalmente, no Acre, predominam os ventos de sudeste devido às massas de ar polar que invadem, constantemente, a região.
Confira a síntese clímática para Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Brasileia, no mês de agosto.

RIO BRANCO
Média de chuvas: 40,4mm (em julho é 42,1mm).
Numero médio de dias de chuvas: 5.
Recorde de chuvas em 24 horas: 37,0mm (ocorrido em 23/8/1975).
Média das temperaturas mínimas: 19,2ºC (0,7ºC maior do que em julho que é de 18,5ºC).
Média das temperaturas máximas: 32,6ºC (1,3ºC maior do que em julho que é de 31,3ºC).
Menor temperatura registrada: 5,9ºC, que aconteceu em 19/8/1975.
Maior temperatura registrada: 37,6ºC, em 26/8/1987.

CRUZEIRO DO SUL
Média de chuvas: 90mm (em julho é mm).
Número médio de dias de chuva: 7.

TARAUACÁ
Média de chuvas: 80mm (em julho, é mm).
Número médio de dias de chuva: 7.

BRASILEIA
Média de chuvas: 35mm (em julho é mm).
Número médio de dias de chuva:

O QUE SE ESPERA PARA O MÊS DE AGOSTO DE 2013
A tendência é de que ocorra, pelo menos uma forte frente fria, ainda na primeira quinzena de agosto de 2013, provocando mais um fenômeno de “friagem”, através da incursão de intensa massa de ar frio, de origem polar.
No centro-sul do Brasil e, principalmente, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, esperam-se temperaturas abaixo de zero, com maior frequência, inclusive, com formação de geada generalizada e, eventual, queda de neve, mais uma vez, neste ano.
Observe, no mapa do Instituto Nacional de Meteorologia, a distribuição das chuvas, no mês de agosto, em todo o Brasil. O destaque é para a escassez de chuvas representada pela cor marrom, que abrange áreas que vão do sudeste do Acre até a Bahia, passando por Mato Grosso, Goiás, oeste de São Paulo, Distrito Federal, Tocantins, Minas Gerais, parte do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, sudeste do Pará e, principalmente, no sertão nordestino. As chuvas são abundantes no noroeste do Amazonas, em Roraima, no Rio Grande do Sul, em boa parte de Santa Catarina e no litoral de Pernambuco, da Paraíba, da Bahia, do Pará e do Piauí.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *