Chuvas intensas vão continuar esta semana
dez 06
ALERTA DE CHUVAS INTENSAS ESTA SEMANA NO ACRE
Chuvas serão diárias, pelo menos, até sábado, com acumulados que podem passar de 150mm nos próximos 5 dias, inclusive, em Rio Branco
Nas últimas 24 horas, choveu mais de 100mm, em Manuel Urbano, mais de 90mm, em Assis Brasil, e mais de 50mm, em Rio Branco, Tarauacá e Xapuri
Saiba como fica o tempo durante esta semana
MAIS CHUVAS INTENSAS
As chuvas vão continuar todos os dias no Acre e nas regiões próximas, pelo menos até o próximo sábado (11/12/2021), com acumulados que podem passar de 150mm, inclusive, em Rio Branco.
Uma diminuição dessas chuvas ocorrerá, apenas, nesta quarta-feira (8/12/2021). As chuvas voltarão a ser intensas, com acumulados significativos, entre quinta-feira e sábado próximos.
Portanto, a semana será com tempo instável, chuvas diárias, a qualquer hora, principalmente na parte da tarde e no início da noite.
As causas de tanta chuva continuam as mesmas: a elevada umidade do ar, trazida por ventos que sopram do oceano Atlântico, uma onda polar de fraca intensidade, uma baixa pressão em níveis baixos da atmosfera, sobre o Acre e Rondônia, uma alta pressão atmosférica em níveis altos da atmosfera, entre a Bolívia e o estado de Mato Grosso, e o calor típico desta estação do ano. Este calor provoca rápida elevação da ar e, com ele, a umidade, que se condensa e, na sequência, se precipita em forma de chuvas intensas.
Resumindo, a causa básica de tanta chuva é o aquecimento – cerca de 2ºC acima da média – das águas superficiais do oceano Atlântico, entre o Brasil e a África, o que favorece intensa evaporação deixando a umidade do ar elevada.
EM APENAS 24h, CHOVEU MAIS DE 100mm NO ACRE
Nas últimas 48h, como previsto e anunciado por nós, choveu intensamente na maioria dos municípios do Acre, de Rondônia e da Bolívia. Confira os maiores registros pluviométricos, em apenas 24 horas, no Acre – entre 10h de domingo e 10h desta segunda-feira -, feitos pelo Instituto Nacional de Meteorologia e pela Agência Nacional de Águas, desprezando-se as casas decimais:
- 101mm, em Manuel Urbano;
- 88mm, em Assis Brasil;
- 71mm, em Tarauacá;
- 57mm, em Rio Branco;
- 53mm, em Xapuri;
- 40mm, em Brasileia.
No entanto, em relação às enchentes e inundações provocadas pelos rios, não há motivos para preocupações alarmantes, pois, a partir de janeiro, as chuvas ficarão dentro da média, tendo em vista a tendência de diminuição da temperatura das águas superficiais do oceano Atlântico. Assim, no próximo ano, poderão ocorrer apenas enchentes normais, sem maiores preocupações.