Alerta de temporais, com chuvas intensas, no Acre, e mais um friozinho polar
out 18
MAIS UMA ONDA POLAR CHEGA NESTA TERÇA-FEIRA
TEMPORAIS COM CHUVAS INTENSAS E QUEDA DA TEMPERATURA NO ACRE E ÁREAS PRÓXIMAS
ALERTA PARA A POSSIBILIDADE DE SÉRIOS TRANSTORNOS À POPULAÇÃO
SAIBA COM FICA O TEMPO DURANTE ESTA SEMANA
CHUVAS FORTES E TEMPERATURA AMENA
Nesta terça-feira (19/10/2021), mais uma onda polar chegará ao Acre e o seu choque com intensos pulsos úmidos vindos do oceano Atlântico provocará temporais, com chuvas intensas, raios e ventanias, logo nas primeiras horas do dia, no leste e no sul do Acre, onde estão, entre outras, as cidades de Rio Branco, Brasileia, Acrelândia e Sena Madureira. Nas horas seguintes, os temporais avançarão para o centro do estado e para o vale do Juruá, onde, em alguns pontos, poderão ser mais violentos.
Em Rio Branco, em Brasileia e nas cidades próximas, esta terça-feira será com tempo extremamente instável e chuvas a qualquer momento, desde as primeiras horas do dia. O friozinho polar fará com que a temperatura máxima, durante o dia, fique abaixo de 25ºC, e a mínima, ao amanhecer de quarta-feira, entre 18 e 20ºC, nesta parte do Acre.
Chuvas intensas, nesta terça-feira, também, ocorrerão em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, na Bolívia e no Peru.
ALERTA PARA A POSSIBILIDADE DE TRANSTORNOS À POPULAÇÃO
Voltamos a alertar para a alta probabilidade de sérios transtornos à população, nesta terça-feira, como inundação de ruas, queda de galhos e árvores, deslizamentos de terra e eventuais danos às edificações, além do perigo potencial dos raios.
Portanto, a população deve ficar atenta e, assim, evitar maiores prejuízos ou transtornos.
PREVISÃO PARA TODA A SEMANA
A partir da próxima quarta-feira (19/10/2021), até o fim de semana, as chuvas serão pontuais e passageiras, no Acre. O calor abafado, com sol e nuvens, volta a predominar a partir de quinta-feira.
As temperaturas mínimas, no Acre, irão oscilar entre 20 e 24ºC e as máximas, entre 30 e 34ºC, a partir de quinta-feira.
CHOVEU 111,8mm, EM CRUZEIRO DO SUL
No último fim de semana, a chegada de uma onda polar provocou temporais, com chuvas fortes, raios, ventanias e queda pontual de granizo, como havíamos previsto e anunciado com cinco dias de antecedência.
Na cidade de Cruzeiro do Sul, no último domingo (17/10/2021), ocorreu a chuva mais forte do Brasil, com acumulado de 111,8mm, segundo os registros da Agência Nacional de Águas.
Em Rio Branco, infelizmente, nem o Instituto Nacional de Meteorologia nem a Agência Nacional de Águas registraram as chuvas devido a problemas funcionais e técnicos. Nem mesmo a REDEMET (aeroporto), registrou o acumulado de chuvas. No entanto, nosso pluviômetro registrou, no centro da cidade, acumulado superior a 70mm.
Esta ausência de registros oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia gera sérios erros no histórico de dados climáticos e compromete, até, a própria previsão de tempo e planejamento das atividades do governo e das pessoas que utilizam tais dados.
Confira os dados de chuva mais significativos registrados pela Agência Nacional de Águas, nas últimas 48h, ou seja, no último fim de semana, no Acre:
- 118,8mm, em Cruzeiro do sul;
- 71,2mm, em Plácido de Castro;
- 68,8mm, em Xapuri;
- 48,8mm, em Brasileia;
- 43,6mm, em Capixaba (vale do rio Acre);
- 22,8mm, em Mâncio Lima;
- 21,2mm, em Feijó.
Em Tarauacá, foram registrados 21,6mm pelo Instituto Nacional de Meteorologia, neste fim de semana.