Intensa massa de ar frio chega à Amazônia e derruba a temperatura esta semana
jul 26
Frio será forte, sim, mas não tanto quanto estão noticiando
No Acre, as menores temperaturas, ao amanhecer, deverão oscilar entre 9 e 11ºC
Campanha do Agasalho urgente!
Alerta de ventos intensos, com rajadas que podem superar 60km/h
Saiba como vai ficar o tempo durante esta semana
⇓⇓⇓⇓
ONDA DE FRIO POLAR CHEGA COM VENTOS INTENSOS
No último dia 15, informamos que, antes do fim deste mês de julho, uma forte onda de frio polar chegaria ao Acre. Na quarta-feira, dia 21, com exclusividade, confirmamos e alertamos a população para a chegada dessa poderosa massa de ar frio e a necessidade urgente da concretização da Campanha do Agasalho 2021.
Nesta segunda-feira (26/7/2021), estamos informando, com mais precisão, a chegada, na próxima quarta-feira, dia 28, de uma forte onda de frio polar ao Acre, logo nas primeiras horas da manhã, com ventos intensos da direção sudeste, cujas rajadas, poderão atingir ou superar a marca de 60km/h, em alguns pontos.
No entanto, muitos estão divulgando, baseados em noticiários da imprensa, que este frio polar que se aproxima será o maior do século. É bom lembrar que este século, o 21, começou em 2001, tendo, portanto, apenas 21 anos de existência.
Sim, é verdade que será uma poderosa onda de frio polar e, possivelmente, a mais intensa deste século, mas somente para o centro-sul do Brasil. Na Amazônia, deverá chegar até a região de Tabatinga (Amazonas), na fronteira com a Colômbia, mas o frio não será como o de 2013, quando foram registrados recordes dos últimos 30 anos. Desta vez, não atingirá a cidade de Manaus, como ocorreu com a massa de ar dos últimos dias de junho e dos primeiros deste mês de julho.
No Acre, em Rondônia e no Amazonas, o frio, que começará a chegar na noite de terça-feira para quarta-feira próximas, não será tão intenso como estão noticiando. As temperaturas mínimas, que ocorrem antes do Sol nascer, no Acre (regiões de Rio Branco e Brasileia), por exemplo, deverão oscilar entre 9 e 11ºC, entre quinta-feira e domingo.
Lembramos, ainda, que no dia 30 de junho deste ano, ou seja, menos de 30 dias atrás, o Acre registrou temperatura de 10,5ºC, sendo que, em Rio Branco, no dia primeiro deste mês de julho, foram registrados 11,5ºC. Na semana passada, entre os dias 19 e 23, as mínimas foram 13,6ºC e 14,7ºC, respectivamente, no Parque Estadual do Chandless e em Rio Branco.
Nos dias 23, 24 e 25 de julho de 2013, ou seja, 8 anos atrás, foram registradas temperaturas de 7,5ºC, em Rio Branco, conforme a estação meteorológica do aeroporto, e, de lá para cá, já houve registros de 4ºC, na região do Alto Acre, pelo Instituto Nacional de Meteorologia.
No Brasil, no dia primeiro de julho foi registrada a menor temperatura de 2021, até o momento, no município de Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro, com -9,9ºC, pelo Instituto Nacional de Meteorologia, e -14,8ºC, pela estação meteorológica do próprio parque.
A verdade é que, devido aos fortes ventos que atingirão o Acre, a partir de quarta-feira, a sensação térmica será inferior à temperatura real, mas somente para quem estiver exposto a tais ventos.
Portanto, no Acre e nas áreas próximas, a chegada desta poderosa onda de frio não é motivo para tanta preocupação, como temos visto nos noticiários.
Nesta terça-feira (27/7/2021), por volta das 12h (horário de Rio Branco), voltaremos a dar informações minuciosas sobre esta massa de ar frio a atingir a Amazônia.