Alerta de chuvas intensas. Leia, também, a tendência dos rios e do tempo em janeiro de 2021.
jan 05
ALERTA DE CHUVAS INTENSAS
Alertamos para a ocorrência de chuvas intensas, entre esta terça-feira (5/1/2021) e a próxima quinta=feira (7/1/2021), no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso (noroeste), Amazonas (centro, sudeste, sul, sudoeste e oeste), Bolívia (planícies e encosta dos Andes) e Peru (selva e encosta oriental dos Andes).
O tempo extremamente instável dos próximos dias será consequência da aproximação de uma fraca frente fria e incursão de intensos pulsos úmidos do oceano Atlântico, além da formação de uma baixa pressão atmosférica na região do vale do Juruá.
Chuvas intensas também ocorrerão, a partir de sexta-feira (8/1/2021), principalmente no fim de semana, no Distrito Federal, em Goiás e no leste de Mato Grosso.
Tais chuvas ocorrerão a qualquer hora do dia ou da noite, podendo causar sérios transtornos à população de áreas vulneráveis, como inundação de ruas, rápido transbordamento de córregos e igarapés, queda de galhos e árvores e deslizamentos de terra.
TEMPO QUENTE, COM SOL E NUVENS NO FIM DE SEMANA
Neste fim de semana, o calor abafado, com sol e nuvens, vai predominar no Acre, em Rondônia, no sul e sudoeste do Amazonas, na maior parte de Mato Grosso, no norte da Bolívia e no leste e sul da região de selva do Peru.
As chuvas podem ocorrer, mas de forma rápida e pontual, em algumas áreas da região. Entretanto, devido ao calor do verão, em alguns poucos pontos, pode chover forte, com raios e leves ventanias.
JANEIRO DE 2021 SERÁ COM CHUVAS DENTRO DA MÉDIA
O primeiro mês de 2021 terá, segundo nossa análise, chuvas dentro da média na maior parte do Acre. Em alguns municípios, poderá chover um pouco acima, enquanto, em outros, um pouco abaixo da normal climatológica para o mês.
Em Rio Branco, a média pluviométrica de janeiro é 286mm. Pelas nossas projeções, o acumulado deste mês de janeiro de 2021 deverá ficar situado entre 260 e 310mm. No gráfico apresentado, as colunas azuis mostram a quantidade média de chuvas, mês a mês, na capital acreana, enquanto as linhas vermelha e verde indicam, respectivamente, as temperaturas máximas e mínimas médias durante todo o ano. Clique na imagem para vê-la aumentada.
Na cidade acreana de Cruzeiro do Sul, a média de chuvas, em janeiro, é 260mm, enquanto, em Tarauacá, 265mm. Há tendência, neste mês de 2021, de chover um pouco acima da média no vale do Juruá e na região de Tarauacá, ou seja, entre 270 e 330mm.
Quanto às temperaturas, deverão ficar situadas dentro da média para o mês, ou seja, mínimas, ao amanhecer, entre 22 e 24ºC e as máximas, no início da tarde, entre 29 e 31ºC.
TENDÊNCIA DOS RIOS ACREANOS EM JANEIRO
Os níveis dos principais rios do Acre, neste mês de janeiro, não deverão apresentar elevações alarmantes, tendo em vista que as chuvas deverão ficar dentro da média. No entanto, em alguns dias, poderão ocorrer rápidas elevações, para, logo em seguida, baixarem.
Nesta terça-feira (5/1/2021), o rio Acre, em Rio Branco, marcava 10,4m, tendo baixa mais de 1m, após haver atingida a cota de 11,6m, no último fim de semana. Segundo nossas análises, não projetamos transbordamentos do rio Acre, neste mês. No entanto, há possibilidade de que a cota passe de 14m, nos meses de fevereiro, março e abril, tendo em vista as chuvas intensas que deverão ocorrer nesses meses, como como consequência de um possível maior aquecimento das águas superficiais do oceano Atlântico Norte, origem das chuvas da Amazônia.
Em Cruzeiro do Sul, depois de ter chegado ao nível de 13,6m, o rio Juruá, nesta terça-feira já havia baixado para 13,2m.
Estamos atentos a observar quaisquer comportamentos atmosféricos diferentes dos mencionados, a fim de informarmos as eventuais mudanças no tempo meteorológico e, consequentemente, no nível dos maiores rios da região.
Assim, fique atento às nossas atualizações diárias, a fim de evitar maiores prejuízos ou transtornos.