Perspectivas do tempo para fevereiro, no Acre. Confira as médias climatológicas de temperatura e de chuva.
fev 03
16h 40min.
Visando informar a população e as empresas interessadas em planejar melhor suas atividades, o portal O Tempo Aqui divulga uma síntese do clima noo mês de fevereiro e o que realmente se espera para este mês, segundo as tendências atmosféricas atuais.
Conforme dados colhidos e processados pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), ao longo de muitos anos, fevereiro é o mês mais úmido e mais chuvoso em Rio Branco. São, em média, 23 dias de chuva. Também é o mês com a maior quantidade de nuvens. Já em Cruzeiro do Sul e em Tarauacá, o mês mais chuvoso é março, mas, nem por isso, esses municípios deixam de ser bastante chuvosos em fevereiro.
Quanto à temperatua, não há diferença significativa em relação ao mês de janeiro. Em fevereiro, raramente chegam frentes frias que possam baixar a temperatura para menos de 19ºC, muito embora haja registro de 16,0ºC, ocorrido em Rio Branco, em 1987. Quanto às máximas, situam-se entre 30 e 32 graus, mas já foi registrada temperatura de 37 graus, na capital acreana, em 1970.
No entanto, quase sempre, por causa da elevada umidade do ar, a sensação é de calor abafado durante o dia, quando há Sol.
Historicamente, é um mês de chuvas constantes, a qualquer hora do dia ou da noite, porém sem serem muito fortes. A maior quantidade de chuvas registrada, em apenas 24 horas, em Rio Branco, foi de 76mm, ocorrida em 1988. Só para comparar, o recorde de janeiro é de 131,9mm e que aconteceu no ano passado.
É comum, neste mês, trovoadas com muitas descargas elétricas entre nuvens e com menor intensidade entre nuvens e terra.
Com relação aos ventos, também, não é comum acontecerem ventanias muito fortes. Em geral, os ventos sopram do norte com variações de noroeste e de nordeste. Raramente sopram do sul.
Confira a síntese clímática para fevereiro para Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Tarauacá.
RIO BRANCO
Média de chuvas: 285,9mm (em janeiro é de 287,5mm).
Numero médio de dia de chuvas: 23.
Recorde de chuvas em 24 horas: 76mm (ocorrido em 15/2/1988).
Média das temperatura mínimas: 22,6ºC (em janeiro é 22,3ºC).
Média das temperaturas máximas: 30,9ºC (idêntica ao mês de janeiro).
Menor temperatura registrada: 16,0ºC, ocorrido em 11/2/1987.
Maior temperatura registrada: 37,2ºC, em 11/2/1970.
CRUZEIRO DO SUL
Média de chuvas: 280mm (em janeiro é 255mm).
TARAUACÁ
Média de chuvas: 260mm (em janeiro é 290mm).
Percebe-se que, em Tarauacá, há uma diminuição do volume de chuvas em relação ao mês anterior (janeiro), porém, em março, volta a subir bastante superando todos os outros meses do ano.
No Brasil, as chuvas mais intensas (acima de 300mm) ocorrem em Rondônia, sul e sudeste do Amazonas, norte de Mato Grosso, grande parte do Pará, norte do Maranhão, noroeste de Goiás e parte de Tocantins. Já, os menores valores (abaixo de 50mm) ocorrem, em Roraima e no norte da Bahia.
Observe, no mapa do INMET, a distribuição das chuvas, em todo o Brasil. As cores azuis indicam muita chuva (acima de 300mm) e as cores marrom, escassez de precipitação (abaixo de 40mm).
O QUE SE ESPERA PARA ESTE MÊS, EM 2014
As condições atmosféricas e oceânicas atuais, projetam para o mês de fevereiro, segundo nossa análise, para todo o Acre e regiões vizinhas (Rondônia, sul, sudoeste e oeste do Amazonas, norte e nordeste da Bolívia e toda a Amazônia peruana) chuvas muito além da média histórica. Em janeiro, as chuvas já ficaram bem além da normal climatológica, em Rio Branco (79,1% a mais), em Tarauacá (44,8% a mais) e em Cruzeiro do Sul (23,5% a mais), cuja previsão havíamos divulgado no início do ano.
É bom ficar atento, pois chuvas além da média histórica podem provocar inundações em várias partes.
Quanto à temperatura, a tendência é de que fique cerca de 1,0ºC abaixo da média tendo em vista que a perspectiva é de muita chuva durante este mês.