Alerta de chuvas intensas. Temperatura cai na próxima semana.
fev 22
CHOVE INTENSAMENTE ATÉ O FIM DO MÊS
Até a próxima quinta-feira (28/2/2019), o tempo vai continuar extremamente instável, com chuvas intensas a qualquer hora, no Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru.
Chuvas torrenciais ocorrerão no Acre, em Rondônia, no Amazonas, na Bolívia e no Peru, entre segunda-feira (25/2/2019) e quarta-feira (27/2/2019).
As causas de tanta chuva na próxima semana são a elevada umidade do ar, que vem do Atlântico, e a aproximação e chegada da quarta frente fria deste ano, que poderá ser forte.
Na capital do Acre, nos primeiros 22 dias deste mês de fevereiro, já choveu mais de 400mm, sendo que a média do mês é 285mm, ou seja, as chuvas já superaram em 40% a média climatológica mensal.
Este fim de semana será com calor abafado e chuvas passageiras e pontuais, mas que podem ser fortes em algumas áreas do sul da Amazônia Ocidental, do Centro-Oeste do Brasil, da Bolívia e do Peru.
FRIO POLAR PODE CHEGAR NA QUARTA-FEIRA
Além da frente fria, que chegará na próxima quarta-feira (27/2/2019), existe a possibilidade de penetração de ar polar, pela primeira vez neste ano, provocando queda da temperatura no Acre, no sul e oeste de Rondônia, no sul do Amazonas, na região do Pantanal de Mato Grosso, nas planícies da Bolívia e no sul da região de selva do Peru.
A qualquer momento, assim que confirmarmos a chegada da primeira onda de frio de 2019 à Amazônia, mesmo que seja fraca,, publicaremos informações mais precisas sobre esta bastante provável incursão de ar frio polar na região.
ALERTA DE TRANSTORNOS À POPULAÇÃO
Tendo em vista o enorme volume de chuvas até o fim deste mês, o nível dos rios do Acre e das regiões próximas deverá subir muito. Assim, poderão ocorrer novos transbordamentos dos rios Acre e Juruá, assim como de outros da região.
Em muitas áreas, ocorrerão temporais com chuvas fortes, raios, ventanias e queda pontual de granizo.
O Tempo Aqui alerta que, nesses dias, poderão ocorrer sérios transtornos à população de áreas vulneráveis, como rápida inundação de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés, queda de galhos e árvores, danos às edificações e deslizamentos de terra.
Portanto, é necessário ficar atento, a fim de evitar maiores prejuízos ou transtornos, principalmente entre os dias 25 e 27 de fevereiro.
Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar melhor informado sobre o tempo e a tendência dos principais rios da região.