Chuvas intensas neste fim de semana. Níveis dos rios sobem rapidamente. Rio Madeira não deverá causar inundação alarmante.
fev 15

PREVISÃO PARA O FIM DE SEMANA
Até a próxima segunda-feira (18/2/2019), ocorrerão chuvas diárias e intensas na maior parte do Acre, de Rondônia, do Amazonas, de Mato Grosso, de Goiás, do Distrito Federal, da Bolívia e do Peru.
Volumes significativamente altos, com acumulados entre 100 e 200mm nos próximos três dias, deverão ocorrer em Goiás, no Distrito Federal, em Mato Grosso e nas encostas dos Andes orientais da Bolívia e do Peru.
No Acre, em Rondônia, no Amazonas, no centro e no norte da Bolívia e na região de selva do Peru, o acumulado nestes dias deverá ficar situado entre 50 e 100mm, podendo, em alguns pontos, atingir 150mm,
No Distrito Federal e no centro, leste e sudeste e sul de Goiás, a temperatura diurna fica amena, com os dias bastante ventilados e fortes rajadas. Em algumas áreas, as máximas poderão ficar abaixo de 25ºC.
NÍVEIS DOS RIOS VOLTAM A SUBIR
No Acre, os níveis dos rios Acre, Juruá e Iaco voltaram a subir, desde a última quinta-feira, devido às fortes chuvas ocorridas em suas bacias hidrográficas.
O nível do rio Acre tem subido rapidamente na região de Brasileia. Em Rio Branco, após haver baixado até 11,6m, na última quinta-feira, voltou a subir, sendo que, nesta sexta-feira, às 15h, já marcava 11,8m. Até a próxima segunda-feira, deverá ficar próximo da cota de alerta que é de 13,5m, mas sem motivos para preocupações alarmantes.
Em Cruzeiro do Sul, o nível do rio Juruá voltou a subir, após ter baixado até 13,3m. Nesta sexta-feira, já marcava 13,5, ou seja, subiu 20cm nas últimas 24h, podendo ficar próximo de 14m nos próximos dias.
O rio Iaco, em Sena Madureira, também voltou a subir rapidamente. Em apenas 24h, subiu mais de 2m, marcando, por volta das 15h desta sexta-feira, 13,4m.
RIO MADEIRA NÃO DEVERÁ SUBIR MUITO
Ao contrário do que se noticia, o nível do rio Madeira, apesar de ter subido bastante, não oferece perigo de enchente alarmante, como a de 2014, segundo nossas análises, considerando o volume de chuvas ocorridos em sua bacia hidrográfica a montante de Porto Velho, principalmente em territórios boliviano e peruano.
Nos últimos dias, as chuvas, na Bolívia e no Peru, têm sido pontuais e, portanto, afetam apenas os rios menores. Ocorrerão chuvas intensas nos próximo três dias, mas não o suficiente para causar inundações alarmantes em Rondônia.
O nível do rio Madeira tem baixado nos últimos dias e não há tendência, segundo nossa análise, de chuvas intensas e prolongadas na região.
Entretanto, acompanhe nossas atualizações diárias pra ficar melhor informado sobre o tempo e a tendência dos rios nos próximos dias.