Nível dos rios Acre, Juruá, Iaco, Tarauacá e Purus continua subindo. Chuvas vão continuar nos próximos dias.
fev 05
SEM PREVISÃO DE ENCHENTES ALARMANTES
O nível dos principais rios acreanos continua aumentando, mas não há perspectivas de enchentes de proporções alarmantes, segundo nossa análise desta terça-feira (5/2/2019).
No entanto, é importante ficar atento, pois as chuvas diárias vão continuar a ocorrer na região, pelo menos até o próximo dia 13 de fevereiro, quando chegará ao Acre a terceira frente fria do ano. Esta frente fria, numa primeira análise nossa, será um pouco mais forte que a última que chegou no sábado, dia 2 de fevereiro, que causou tanta chuva no Acre e nas proximidades. Antes disso, a umidade do Atlântico vai continuar provocando chuvas diárias., mas de forma pontual e, em geral, passageiras.
Chuvas intensas, com possibilidade de raios e ventanias, ocorrerão, durante, esta semana em áreas de Goiás, do Distrito Federal, de Mato Grosso, do Amazonas e do Peru. Já, no Acre, em Rondônia e na Bolívia, as chuvas serão mais moderadas, não se descartando a possibilidade de chuvas fortes, com raios e ventanias, em alguns pontos.
POSIÇÃO ATUAL E TENDÊNCIA DOS RIOS ACREANOS
O rio Acre, em Brasileia, passou da cota de alerta nesta terça-feira (5/2/2019), atingindo o maior nível deste verão, até o momento, e continua subindo.
Em Xapuri, também já atingiu o maior nível deste ano, assim como tinha ocorrido, dois dias antes, em Assis Brasil.
Em Sena Madureira, o rio Iaco voltou a subir lentamente e já está com a maior marca deste verão até o momento.
O rio Tarauacá, na cidade de mesmo nome, também tem subido bastante.
A situação mais delicada está em Cruzeiro do Sul, onde o nível do rio Juruá voltou a transbordar desta a última segunda-feira, e continua subindo.
Confira o a tendência no momento e o nível desses rios, atualizado às 15h desta terça-feira (5/2/2019), segundo dados registrados pela Agência Nacional de Águas:
– em Rio Branco, o rio Acre marcava 13,4mm, subindo, devendo passar da cota de alerta nas próximas horas e da de transbordamento nas próximas 48h;
– em Brasileia, o rio Acre marcava 9,9m, subindo, tendo passado da cota de alerta que é de 9,8m:
– em Xapuri, o rio Acre marcava 10,6m, subindo;
– em Assis Brasil, o rio Acre está baixando rapidamente;
– em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá marcava 13,4m, subindo, passando 40cm da cota de de transbordamento;
– em Sena Madureira, o rio Iaco marcava 14,4m, subindo lentamente.
Também estão com seus níveis em elevação os rios Rola e Xapuri, afluentes do rio Acre, os rios Caeté e Macauã, afluentes do rio Iaco e o rio Muru, afluente do rio Tarauacá, assim como os níveis dos rios Purus e Envira.