Previsão para a semana é de muita umidade e chuvas diárias. Níveis dos rios estão baixando, mas podem voltar a subir.
jan 21
PREVISÃO ATÉ DOMINGO (27/1/2019)
O verão segue sem mudanças significativas do tempo no Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru.
O Tempo Aqui apresenta a tendência do tempo e do nível dos principais rios para esta semana, até o próximo domingo (27/1/2019).
ACRE E RONDÔNIA
A umidade que vem do Atlântico e o calor típico do verão continuarão ditando o tempo para esta semana.
As chuvas ocorrerão diariamente, geralmente na parte da tarde e de forma passageira e pontual, ou seja, numa mesma cidade pode chover num bairro, enquanto em outro, não.
Não há tendência de chuvas muito abrangentes e prolongadas. No entanto, em alguns momentos e lugares, poderão ser intensas e acompanhadas de raios e ventanias.
Os ventos, durante esta semana, estarão soprando, diariamente, da direção norte, com variações de noroeste e de nordeste, inicialmente entre fracos e calmos, porém, a partir de sexta-feira, devido a um centro de baixa pressão atmosférica no norte da Argentina, passarão a soprar com intensidade um pouco maior, inclusive com rajadas, deixando o fim de semana, quente, mas ventilado.
No Acre, a partir de sexta-feira, as chuvas deverão ficar mais escassas, com predomínio de tempo quente e abafado, com sol e nuvens.
As temperaturas mínimas, no Acre e em Rondônia, variam entre 21 e 24ºC e as máximas, entre 28 e 32ºC. Em alguns dias, as máximas poderão ficar abaixo de 28ºC, principalmente no Acre. Em alguns pontos, excepcionalmente, as máximas poderão passar de 33ºC.
AMAZONAS
No Amazonas, o calor abafado e as chuvas passageiras vão predominar durante toda a semana na maioria dos municípios, com alta probabilidade de chover forte, com temporais, em algumas áreas.
No sul do estado, as chuvas diminuem no fim de semana, com muito sol e calor abafado.
GOIÁS E DISTRITO FEDERAL
Até quinta-feira, o predomínio será de tempo quente, com muito sol, mas podem ocorrer chuvas rápidas e pontuais.
A partir de sexta-feira, as chuvas retornam, mas será no fim de semana que deverá chover intensamente, com queda da temperatura, devido a um centro de alta pressão atmosférica no Atlântico Sul.
Em Brasília, as mínimas vão oscilar entre 14 e 18ºC, enquanto as máximas, entre 28 e 32ºC, até sexta-feira. No fim de semana, as máximas deverão variar entre 23 e 27ºC ou menos.
Já, em Goiânia, o calor será mais intenso, com máximas, entre 31 e 35ºC e mínimas, entre 17 e 21ºC. No fim de semana, as máximas diminuem bastante.
MATO GROSSO
A parte leste de Mato Grosso segue a tendência do tempo para Goiás e Distrito Federal, durante esta semana, ou seja, muito calor, com possibilidade de chuvas rápidas e pontuais, mas, no fim de semana, deverão ocorrer chuvas intensas.
Nas demais áreas mato-grossenses, o tempo segue a tendência de Rondônia e do Acre, com predomínio de calor abafado e chuvas passageiras diárias, que podem ser intensas em algumas áreas.
BOLÍVIA
Chuvas diárias também ocorrerão, durante esta semana, na Bolívia, mas de forma passageira e pontual, com muito calor nas planícies. Em alguns pontos, poderão ocorrer temporais.
Em La Paz, as temperaturas estarão amenas, com chuvas pontuais e possibilidade de raios. As mínimas oscilam entre 6 e 10ºC e as máximas, em geral, entre 18 e 22ºC.
PERU
Calor abafado e chuvas diárias vão predominar na região de selva do Peru (Porto Maldonado, Pucalpa e Iquitos).
Na encosta dos Andes orientais (próximo à selva), as chuvas deverão ser intensas, sendo que, em alguns momentos, acompanhadas de temporais.
Em Lima, o calor abafado vai continuar durante esta semana, com predomínio de muitas nuvens. As temperaturas mínimas vão oscilar entre 18 e 23ºC e as máximas, entre 26 e 30ºC.
Chuvas pontuais também ocorre no litoral norte do Peru.
NÍVEL DOS RIOS NO ACRE E EM RONDÔNIA
Todos os rios acreanos estão com seus níveis baixando. Não há, segundo nossa análise desta segunda-feira, nenhuma perspectiva imediata de aumento considerável do nível dos rios do Acre.
No entanto, fique atento, pois, durante esta semana, ocorrerão chuvas pontuais, mas muito fortes, com possibilidade, ainda que pequena, de aumento do nível dos rios Acre, Iaco, Tarauacá e Juruá.
Em Rondônia, o nível do rio Madeira tem subido devido às chuvas intensas que ocorreram na Bolívia e no Peru. Entretanto, nos últimos cinco dias, as chuvas, praticamente, ficaram restritas a alguns pontos. Assim, o nível do rio não deverá apresentar subida preocupante durante esta semana.
Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar melhor informado sobre o tempo e a tendência do nível dos principais rios da região.