Semana será quente e abafada, com chuvas abaixo da média no Acre, Rondônia, Goiás e Distrito Federal. Chove forte em Mato Grosso e Amazonas.
dez 10
PREVISÃO PARA A SEMANA
POUCA CHUVA, MAS CALOR ABAFADO
A semana que antecede o início do verão – que começa no próximo dia 21 – será com chuvas passageiras e pontuais, até a próxima quinta-feira (13/12/2018), no Acre, em Rondônia, em Goiás, no Distrito Federal, no sul e oeste de Mato Grosso, no sul do Amazonas e nas planícies da Bolívia e do centro, sul e sudeste da região de selva do Peru.
A probabilidade de temporais, com chuvas fortes, é baixa, porém, em alguns pontos, podem ocorrer chuvas um pouco mais fortes.
Já, nas demais áreas de Mato Grosso e do Amazonas, assim como no norte e nordeste da selva peruana, deve chover um pouco acima da média, com alta probabilidade de temporais, com raios e ventanias, porém pontuais,
FIM DE SEMANA SERÁ COM MUITA CHUVA
A partir de sexta-feira (14/12/2018) e, principalmente, no sábado e no domingo, as condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de chuvas fortes, com raios, na maior parte do Acre, de Rondônia, de Mato Grosso, da Bolívia e do Peru, devido à formação de alguns centros de baixa pressão atmosférica na região e a intensa penetração de umidade do oceano Atlântico Norte.
Essas chuvas intensas, no entanto, não deverão atingir, neste fim de semana, o Distrito Federal e a maior parte de Goiás, mas poderão ocorrer de forma pontual.
NÍVEL DOS RIOS BAIXA RAPIDAMENTE
Com a trégua dada pelas chuvas intensas e diárias, como previsto e anunciado por nós, o nível dos rios no Acre e nas proximidades vai continuar baixando rapidamente, sem nenhum motivo para preocupações com a possibilidade de transbordamentos e inundações.
O nível do rio Acre, em Rio Branco, marcava 7,50m no início da tarde desta segunda-feira, enquanto, em Cruzeiro do Sul, a cota do rio Juruá era de 10,40m. O nível dos dois rios vai continuar baixando rapidamente.
Nem tampouco, os rios Iaco e Tarauacá devem oferecer ameaça de inundação durante esta semana.
Entretanto, poderão ocorrer transbordamentos de córregos e igarapés menores, onde houver chuvas fortes e pontuais.
Em Rondônia, apenas o nível do rio Madeira tem aumentado lentamente, mas nada que seja, no momento, motivo para preocupações.
Devido a fatores não detectados no momento da nossa análise, as condições atmosféricas podem mudar e, portanto, alterar a tendência do tempo por nós anunciada, quando a previsão é para mais de três dias. Assim, acompanhe nossas atualizações diárias para ficar bem informado sobre o tempo e o nível dos principais rios da região.