Alerta de enchente do rio Juruá, em Cruzeiro do Sul. Em 48 horas, choveu 155,6mm, em Porto Walter, e 123,6mm, em Marechal Thaumaturgo.
nov 21
AS MAIS FORTES CHUVAS DO BRASIL
Nas últimas 48 horas, choveu mais de 50% acima da média para todo o mês de novembro, em Marechal Thaumaturgo e em Porto Walter, sendo que, em Cruzeiro do Sul, já choveu 81% da média mensal.
Estas foram as mais fortes chuvas de todo o Brasil, entre segunda-feira (19/11/2018) e terça-feira (20/11/2018).
Choveu, nas últimas 48 horas, conforme registros oficiais do INMET ou, no caso de Sena Madureira, da ANA:
– 155,6mm, em Porto Walter;
– 123,6mm, em Marechal Thaumaturgo;
– 115,2mm, em Eirunepé, no Amazonas;
– 112,6mm, em Sena Madureira;
– 83,8mm, em Cruzeiro do Sul;
– 50,4mm, em Xapuri.
ALERTA DE ENCHENTE EM CRUZEIRO DO SUL
O nível do rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, atingiu, às 16h desta quarta-feira (21/11/2018), a cota de alerta que é de 11,8m. Até o fim desta semana, poderá passa de 13,0 e transbordar, causando enchentes nas áreas mais baixas da cidade.
Em Rio Branco, o nível do rio Acre, atingiu a marca de 5,55m no domingo, baixou para 5,43, no fim da tarde desta quarta-feira, mas voltará a subir rapidamente até o fim desta semana, porém sem motivos para preocupações.
O rio Tarauacá, na cidade de mesmo nome, passou da cota de alerta e mantém-se estável em 8,6m.
Na cidade de Xapuri, o rio Acre já marca 5,0m, mas deve subir um pouco mais nas próximas horas, enquanto, em Brasileia, mantém-se estável em 6,0m.
No alto curso do rio Acre, em Aldeia dos Patos, seu nível subiu de 4m em menos de 12 horas, mas voltou a baixar rapidamente.
VOLTA A CHOVER FORTE NO FIM DE SEMANA
Como O Tempo Aqui já informou, as condições atmosféricas voltarão a ficar altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, com possibilidade de temporais, a partir desta sexta-feira, principalmente no sábado, no domingo e na segunda-feira, no Acre, no sul do Amazonas, em Rondônia, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, na Bolívia e no Peru, devido à formação de um centro de baixa pressão atmosférica entre o Brasil e o Paraguai, à intensa penetração de umidade do oceano Atlântico, à aproximação de mais uma frente fria e à formação de mais um zona de convergência de umidade.
Nesta quinta-feira (22/11/2018), especificamente no Acre e proximidades, o calor abafado vai predominar, com possibilidade de chuvas rápidas e pontuais.
Nas demais áreas da Amazônia Ocidental e do Centro-Oeste do Brasil, as chuvas ocorrem a qualquer hora, principalmente a partir da tarde, com alta probabilidade de temporais.