Fim de ano e começo de 2014 com chuvas, em Rio Branco e na maior parte do Acre. Os dias e as noites serão bastante ventilados. Em alguns pontos, poderão ocorrer temporais, com raios e ventanias.
dez 30
16h 10min
O elevado teor de umidade do ar estará presente no último dia de 2013 e no primeiro de 2014. Toda essa umidade tem duas fontes principais: o oceano Atlântico Norte e a evapotranspiração provocada pela vegetação.
No entanto, a causa básica é o elevado aquecimento da superfície proporcionado pelos raios solares que, nesta época do ano, ou seja, no verão, atingem o hemisfério sul com mais intensidade.
Assim, os ventos trazem a umidade do oceano que, somada à umidade gerada pelas plantas e pelos rios, provocam o surgimento de nuvens carregadas, tanto de gotículas de água, como de eletricidade. Simultaneamente, formam-se, alternadamente, pequenos centros de baixa e de relativa alta pressão atmosférica.
Todos esses fatores podem gerar chuvas intensas, acompanhadas de raios e ventanias, principalmente, entre a tarde e a noite, em todo o Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Bolívia, na parte oriental do Peru e no sul da Colômbia.
As condições atmosféricas, portanto, estarão altamente favoráveis à ocorrência de muita chuva, nos dias 31 de dezembro e primeiro de janeiro de 2014, em toda essa parte da Amazônia Ocidental.
Em alguns pontos, poderão ocorrer transtornos à população atingida pelos eventuais temporais.
Ressalta-se que, essas chuvas são geralmente, pontuais, ou seja, podem ocorrer muito forte, em uma área e, em outra, próxima, nem chover.
Outro evento interessante é que, nesses dois dias, os ventos de noroeste estarão presentes com intensidade moderada e rajadas repetidas, durante a maior parte do dia e da noite, deixando o tempo basntante ventilado, em todo o Acre e regiões próximas.
A causa desses ventos é a formação de um grande centro de baixa pressão atmosférica no norte da Argentina. Assim, os ventos dessa parte da Amazônia convergem para lá, com razoável velocidade.