Temporais, com ventos acima de 60km/h, chuvas torrenciais, muitas raios e leve queda da temperatura, marcaram o Acre, Rondônia e sul do Amazonas, devido à chegada de ar polar. Onda de calor nos próximos dias.
out 04
ACONTECEU COMO PREVISTO
Exatamente como previsto e alertado repetidamente por O Tempo Aqui, a última terça-feira – 3/10/2017 – foi marcada pela chegada de uma frente fria, logo nas primeiras horas, quando as cidades acreanas de Brasileia e Epitaciolândia começaram o dia com temperatura de 18,1ºC e a rondoniense de Vilhena, com 16,5ºC. Em Porto Velho, a temperatura caiu de 32,5ºC para 20,8ºC, em, apenas, 60 minutos. Durante o dia inteiro, a frente fria avançava e ia atingindo as demais cidades do Acre, de Rondônia e do sul e sudoeste do Amazonas. Não foram poucos os registros de ventanias, chuvas torrenciais e intensas descargas elétricas.
Choveu com maior ou menor intensidade, em todos os municípios da região. As fortes rajadas de vento causaram muitos danos à população de várias cidades.
VENTOS PASSARAM DE 65km/h
A chegada da frente fria provocou temporais, com ventos muito fortes, na maioria dos municípios do sul da Amazônia Ocidental, causando muitos problemas à população.
Foram registrados, pelas estações meteorológicas, ventos fortes de:
– 66km/h, em Rondônia, nas cidades de Porto Velho, Ariquemes e Cacoal, entre meio-dia e duas horas da tarde;
– 60km/h, no Acre, na cidade de Marechal Thaumaturgo, e no Amazonas, na cidade de Lábrea, entre 2 e 5 horas da tarde;
– 43km/h, em Porto Walter, no Acre, entre 4 e 5 horas da tarde;
– 43km/h, em Cruzeiro do Sul, no Acre, onde ocorreram várias rajadas nesta faixa de velocidade, entre meio-dia e sete horas da noite;
– 38km/h, no Parque Estadual do Chandless, entre 17 e 19h;
– 37km/h, em Rio Branco, entre 2 e 4 horas da tarde.
CHUVAS TORRENCIAIS
As chuvas mais intensas do Brasil, neste dia, ocorreram no Acre e em Rondônia.
Foram registrados pelas estações meteorológicas do INMET e pelas estações hidropluviométricas da ANA:
– 78,8mm, em Ariquemes;
– 51,0mm, em Cacoal;
– 50,2mm, no município de Rio Branco, no alto curso do rio Rola;
– 39,4mm, em Tarauacá;
– 37,0mm, em Jordão;
– 32,8mm, em Xapuri.
No entanto, nossas estimativas, baseadas nas imagens de satélite, são de que as chuvas mais volumosas devem ter passado de 100mm em áreas dos vales dos rios Rola, Antimari, Iaco e Tarauacá, todos no Acre, e em algumas áreas de Rondônia e do sul e sudoeste do Amazonas.
NÍVEL DO RIO ACRE JÁ PASSA DE 2m E DO JURUÁ, 6m
As chuvas que ocorreram na semana anterior proporcionaram um aumento considerável nos níveis dos rios Acre e Juruá.
Em Rio Branco, ao meio-dia desta quarta-feira – 4/10/2017 – o nível do rio Acre já passava de 2 metros, ou seja, teve um aumento de quase meio metro em menos de 48 horas.
Enquanto isso, em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá, em dois dias, subiu dois metros, passando de 4,5m, na segunda-feira, para 6,5m, nesta quarta-feira.
ONDA DE CALOR NESTA SEMANA
Uma onda de calor atingirá o Acre e Rondônia a partir desta quinta-feira, com possibilidade de recordes de temperatura máxima deste ano de 2017, nos próximos dias.
O predomínio, portanto, será de muito sol e calor, nos próximos dias, mas as chuvas passageiras e pontuais deverão ocorrer no Acre, em Rondônia e no Amazonas, não se descartando a possibilidade de temporais isolados.
Acompanhe nossos alertas e previsões diárias para ficar informado sobre o tempo na região.