Alerta de fumaça intensa, nos próximos dias, no Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso, mas tem chuvas à vista
set 20
INTENSIDADE DE FUMAÇA PODE AUMENTAR
As imagens de satélite desta quarta-feira – 20/9/2017 – mostram uma extensa cobertura de fumaça sobre Rondônia, Mato Grosso, sul e sudoeste do Pará, sudeste e sul do Amazonas e centro e leste do Acre. A situação mais grave ocorre no norte e noroeste de Rondônia e no sudeste do Amazonas, onde a concentração da fumaça atinge valores muito altos.
No Acre, a qualidade do ar pode piorar ainda mais nas próximas horas e, principalmente, na quinta-feira e na sexta-feira próximas, dias 21 e 22 de setembro, devido à mudança na direção dos ventos, que passarão a soprar das regiões de maior concentração de queimadas localizadas no Pará, em Mato Grosso e em Rondônia.
Assim, é bastante provável que a visibilidade no leste do Acre e ao longo da BR-364, até Cruzeiro do Sul, fique bastante reduzida. No entanto, é nas regiões de Porto Velho e Guajará-Mirim que a situação poderá ficar crítica nos próximos dias.
Ao contrário dos anos anteriores, desta vez, a maior concentração de fumaça sobre o Acre, não é originária da Bolívia, mas do Pará, de Mato Grosso e, principalmente, de Rondônia, fato facilmente observável na sequência das imagens de satélite.