Massa de ar seco ganha força e despenca a umidade do ar. Tempo firme e ensolarado vai continuar por vários dias. Acre continua liderando com as menores temperaturas da Amazônia.
jul 20
MASSA DE AR SECO FICA MAIS INTENSA
O frio noturno vai continuar na Amazônia Ocidental. A massa de ar seco ganha força e fica ainda mais intensa, no Acre e proximidades, e não o contrário como noticiado por alguns meios de comunicação nesta quinta-feira, 20 de julho.
O frio mais intenso de 2017 e dos últimos anos foi registrado no Acre, no Amazonas e em Rondônia, na última quarta-feira, dia 19, com mínima de 7,6ºC nas cidades acreanas de Brasileia e Epitaciolândia.
Ao amanhecer desta quinta-feira, 20 de julho de 2017, os acreanos, os rondonienses e os amazonenses acordaram, mais uma vez, com bastante frio e o Acre liderou, outra vez, com as menores temperaturas da Amazônia e do Nordeste brasileiro. Foram registrados:
– 9,1ºC, em Brasileia e Epitaciolândia, no Acre;
– 9,2ºC, em Guajará-Mirim, em Rondônia;
– 9,8ºC, em Assis Brasil, no Acre;
– 10,7ºC, em Santa Rosa do Purus e no Parque Estadual do Chandless, no Acre:
– 11,5ºC, em Rio Branco, no Acre;
– 11,7ºC, em Eirunepé, no Amazonas;
– 12,3ºC, em Vilhena, em Rondônia;
– 12,5ºC, em Boca do Acre, no Amazonas;
– 12,6ºC, em Cacoal, em Rondônia;
– 13,2ºC, em Tarauacá, no Acre;
– 13,4ºC, em Lábrea, no Amazonas;
– 14,0ºC, em Cruzeiro do Sul;
– 14,1ºC, em Humaitá, no Amazonas:
– 15,5ºC, em Porto Velho, em Rondônia;
– 17,0ºC, em Fonte Boa, no Amazonas;
– 17,4ºC, em Manicoré, no Amazonas;
– 17,9ºC, em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.
ALERTA PARA BAIXA UMIDADE DO AR
O Tempo Aqui volta a alertar para a baixa umidade do ar que deverá ficar inferior a 30% até, pelo menos, o fim deste mês de julho no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal e na maior parte do Amazonas, além das planícies da Bolívia e da região de selva do Peru.
Em várias cidades, os valores de umidade relativa do ar, na parte da tarde, deverão ficar abaixo de 20%, principalmente a partir da próxima semana, o que se traduz em estado de alerta para a saúde das pessoas.
NÃO CHOVE E OS DIAS SERÃO ENSOLARADOS
O ar seco impede a penetração de pulsos úmidos do Atlântico e, por isso, não chove mais durante este mês de julho, exceto em alguns pontos isolados do centro, norte e leste do Amazonas e, mesmo assim, de forma rápida.
Portanto, baixa umidade do ar, dias ensolarados, noites estreladas e temperatura noturna amena vão predominar até o final deste mês no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal e na maior parte do Amazonas, além das planícies da Bolívia e da região de selva do Peru.