Diário de quarta-feira, 19 de julho: Dia ensolarado e noite muito fria no Acre, com mínima de 7,6ºC. Em Rio Branco, mínima foi 9,8ºC e máxima, 25,5ºC, com recorde de mais baixa temperatura do ano.

jul 20

9h40min.

DIÁRIO DO TEMPO DE QUARTA-FEIRA, 19 DE JULHO DE 2017

MENORES TEMPERATURAS
Rio Branco: 9,8ºC, às 5 horas.
Acre: 7,6ºC, em Brasileia e em Epitaciolândia.
Capitais: 2,2ºC, em Porto Alegre.
Brasil: -5,2ºC, em São Mateus do Sul (Paraná).

MAIORES TEMPERATURAS
Rio Branco: 25,5ºC, às 16 horas.
Acre: 28,8ºC, em Tarauacá.
Capitais: 36,5ºC, em Palmas.
Brasil: 36,5ºC, em Palmas (Tocantins).

PRINCIPAIS FENÔMENOS OCORRIDOS NO DIA
Nesta quarta-feira (19/7/2017), o dia foi seco e ensolarado, sem nenhuma nuvem, com muito frio durante a noite, no Acre. Ocorreu, pelo segundo dia consecutivo, novo recorde de frio do ano, com mínima de 7,6ºC, em Brasileia e em Epitaciolândia, e 9,8ºC, em Rio Branco. Mesmo sem nuvens, a maior temperatura ficou abaixo de 29ºC, em todo o estado, sendo que, no leste e no sul acreano, ficou abaixo de 26ºC. Não choveu em nenhum ponto do estado.
Na região de Assis Brasil, o dia começou com temperatura de 8,8ºC, segundo o registro da estação meteorológica da cidade vizinha de Inapari, no Peru, situada a menos de mil metros de distância.
A menor temperatura registrada, em Rio Branco, foi 9,8ºC, às 5 horas, e a maior, 25,5ºC, às 16 horas.
Os ventos sopraram, entre fracos e moderados, direção sudeste.
A menor umidade do ar foi 28%, registrada em Rio Branco.
A menor temperatura registrada no Acre, ocorreu em Brasileia e em Epitaciolândia, com 7,6ºC, e a maior, em Tarauacá, com 28,8ºC.
A capital mais fria foi Porto Alegre, com 2,2ºC, e a mais quente, Palmas, com 36,5ºC.
A menor temperatura, no Brasil, foi 5,2ºC, abaixo de zero, em São Mateus do Sul (Paraná), e a maior, 36,5ºC, em Palmas (Tocantins).

468 ad

4 comments

  1. Dayane /

    Eu queria saber sobre aquele frio de passar o dia nublado sem sol?vai fazer algum esse Não?

    • Olá, Dayane. Para que o dia fique nublado é necessário que haja umidade. Este tipo de friagem é mais comum nos meses de abril, maio, setembro e outubro, quando há mais umidade e as ondas de frio não são tão intensas. Já, nos meses de junho,julho e agosto, o ar está muito seco e as ondas de frio são mais fortes. Por serem mais fortes, as massas de ar polar, em junho, julho e agosto, deslocam rapidamente a pouca umidade que há na região e deixam o céu limpo. É nesses dias de céu muito azul, que são registradas as temperaturas mais baixas do ano, ao amanhecer do dia. Já, se houver muitas nuvens, o frio fica mais forte durante o dia, mas a temperatura não diminui muito durante a noite. Todos os recordes de frio, de todos os anos anteriores, ocorreram após um dia ensolarado. É assim que acontece no sul do Brasil e na Europa: o frio mais intenso, com formação de geadas, por exemplo, só ocorre durante uma noite que foi antecedida por um dia ensolarado, devido à rápida irradiação térmica noturna, ou seja, pela perda de calor da superfície do solo. No caso do Acre, é possível que haja, ainda este ano, friagem com dias nublados, porém dificilmente isso ocorrerá neste mês de julho ou em agosto próximo, mas talvez, a partir de setembro, quando começam a chegar os primeiros pulsos úmidos significativos do Atlântico. Esperamos haver tirado sua dúvida. Muito obrigado pela sua participação.

      • Dayane /

        Sim!
        Muito obrigada!
        Então não tem previsão pra chuva?
        Eu acho que quando chegar o período de chuva irá ser intenso também

        • Só deve chover em agosto. O atual período de seca não significa, necessariamente, que as chuvas serão intensas no próximo verão, que começa no dia 21 de dezembro de 2017 e vai até o dia 21 de março de 2018. Ainda não dá para afirmar nem projetar nada a respeito. Um abraço.

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *