Acre amanhece gelado com 7,6ºC, a menor temperatura dos últimos 20 anos. No Amazonas, mínima foi 11,1ºC e, em Rondônia, 9,6ºC.
jul 19
ACRE REGISTRA A MENOR TEMPERATURA DO NORTE E NORDESTE
O dia desta quarta-feira, 19 de julho de 2017, começou gelado no Acre. As cidades de Brasileia e Epitaciolândia registraram temperatura de apenas 7,6ºC, às 6 horas da manhã. O registro foi feito pela estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia. Foi o frio mais intenso, não só deste ano, mas dos últimos 20 anos no estado. Foi também a menor temperatura de todo o Norte e Nordeste do Brasil. Na cidade de Assis Brasil, a mínima foi 8,8ºC.
A última onda de frio que chegou na segunda-feira, 17 de junho, despencou a temperatura e o ar polar cruzou a linha do equador, sendo que, nesta quarta-feira, derrubou a temperatura na cidade amazonense de São Gabriel da Cachoeira, que fica na divisa entre os hemisférios norte e sul da Terra, com mínima registrada de 18,2ºC.
Rio Branco, a capital do Acre, registrou mínima de 9,8ºC, sendo também o menor registro dos últimos quatro anos.
Em Rondônia, a menor temperatura, nesta quarta-feira, foi 9,6ºC, em Vilhena, enquanto Porto Velho registrou 15,5ºC. A cidade rondoniense de Cacoal amanheceu com 10,5ºC.
No Amazonas, a liderança coube a Eirunepé, que amanheceu com 11,1ºC, seguida por Boca do Acre, com 11,2ºC, e Lábrea, com 11,9ºC.
Mato Grosso amanheceu com 7,8ºC, em Cáceres, e 8,4ºC, em Cuiabá, cidades que, normalmente, são muito quentes.
No estado de Goiás, as menores temperaturas foram registradas em Mineiros, com 3,9ºC, e em Rio Verde, com 5,1, enquanto na capital, Goiânia, a mínima foi 8,6ºC.
Todas estas temperaturas foram registradas pelo INMET ou pela REDEMET. Selecionamos aquelas estações que registraram a menor temperatura em cada cidade, exceto a de Assis Brasil, que tem como referência a estação meteorológica da cidade vizinha de Inapari, no Peru, situada a poucos metros de distância.
Confira, em ordem crescente, as menores temperaturas registradas, nesta quarta-feira, no Acre, em Rondônia e no Amazonas:
– 7,6ºC, em Brasileia e em Epitaciolândia, no Acre;
– 8,8ºC, em Assis Brasil;
– 9,3ºC, no Parque Estadual do Chandless, no Acre;
– 9,6ºC, em Vilhena, em Rondônia;
– 9,8ºC, em Rio Branco, no Acre;
– 10,5ºC, em Cacoal, em Rondônia;
– 11,1ºC, em Eirunepé, no Amazonas;
– 11,2ºC, em Boca do Acre, no Amazonas;
– 11,9ºC, em Lábrea, no Amazonas;
– 12,4ºC, em Humaitá, no Amazonas;
– 12,5ºC, em Cruzeiro do Sul e em Tarauacá, no Acre;
– 15,5ºC, em Porto Velho, em Rondônia;
– 15,6ºC, em Tefé, no Amazonas;
– 17,1ºC, em Manicoré, no Amazonas;
– 18,2ºC, em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, na linha do equador.
NOVOS RECORDES PODEM OCORRER NESTA QUINTA-FEIRA
A temperatura cai rapidamente a partir da noite desta quarta-feira e, no dia seguinte, poderão ocorrer novos recordes no Acre, no Amazonas e em Rondônia.
Como O Tempo Aqui previu e anunciou, as mínimas no leste e no sul do Acre e no sul e oeste de Rondônia, com a chegada desta poderosa massa de ar polar, deveriam oscilar entre 5 e 9ºC, o que realmente aconteceu.
Quanto à umidade do ar, poderá assumir valores abaixo de 20%, nessa região, nos próximos dias, entrando em estado de alerta para a saúde das pessoas.