Frio recorde no Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso, com 7,5ºC em Vilhena. Esfria ainda mais nas próximas noites. Alerta para umidade extremamente baixa.

jul 18

MAIOR MASSA DE AR POLAR DOS ÚLTIMOS ANOS
Rio Branco, a capital do Acre, começou esta terça-feira – 18/7/2017 – com temperatura de apenas 11ºC, mas com sensação térmica de 0ºC, devido aos ventos de até 55km/h, sendo que, no dia anterior, ocorreram rajadas de até 62km/h. Assim, mais um recorde do ano. O recorde anterior foi 13,6ºC, no dia 21 de junho.
Vilhena, em Rondônia, foi a cidade mais fria de todo a região amazônica, com mínima de 7,5ºC, enquanto, em Cacoal e Guajará-Mirim, também, em Rondônia, o dia começou com 10ºC.
O Amazonas não ficou fora dos recordes de frio, com registro de 13,5ºC, em Boca do Acre e em Eirunepé.
Desta vez, até Porto Velho esfriou, com mínima registrada de 15,5ºC.
A capital de Mato Grosso, Cuiabá, iniciou o dia com apenas 8,9ºC, assim como em Cáceres.
No entanto, a sensação térmica mais baixa de todas estas cidades ocorreu em Rio Branco, pois é onde os ventos sopraram com maior intensidade, segundo os métodos de cálculo mais modernos e disponíveis para consulta no portal do Instituto Nacional de Meteorologia.

TEMPERATURA CAI AINDA MAIS NAS PRÓXIMAS NOITES
A poderosa massa de ar polar ainda vai continuar penetrando nas próximas horas. Assim, nossa estimativa é de que as mínimas, ao amanhecer dos próximos dois dias, oscilem entre 5 e 9ºC, em cidades como Rio Branco, Brasileia, Vilhena, Guajará-Mirim, Cacoal e Cuiabá.
Em toda a Amazônia sul-ocidental, em Mato Grosso e no sul e sudoeste de Goiás, as temperaturas noturnas continuarão muito baixas até, pelo menos, o amanhecer de sexta-feira, dia 21 de julho, porém os ventos estarão diminuindo bastante a partir de quinta-feira.

ALERTA PARA EXTREMA BAIXA UMIDADE DO AR
Agora o problema será enfrentar a mais baixa umidade do ar dos últimos anos a ser registrada durante esta e a próxima semana no Acre e nas proximidades.
Nossas projeções indicam que a umidade relativa do ar mínima – que ocorre na parte da tarde – deverá ficar abaixo de 30% em todo o Acre, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e na maioria dos municípios do Amazonas, além das planícies da Bolívia e da região de selva do Peru, o que significa estado de atenção para a nossa saúde.
A situação poderá ficar mais grave no leste e no sul do Acre, além da maioria dos municípios de Rondônia, de Mato Grosso e de Goiás, pois deverão ocorrer valores abaixo de 20%, entrando em estado de alerta para a saúde.
O teor de água na atmosfera será tão baixo que, mesmo durante a noite, os valores relativos deverão ficar abaixo de 50%.
Nesta quarta-feira, O Tempo Aqui publicará informações mais precisas sobre a enorme massa de ar seco que atuará nos próximos dias sobre a região.
Assim, ingira muito líquido, mesmo que não sinta sede, evite ficar exposto ao sol entre 10 e 16 horas e não faça exercícios físicos exagerados.

468 ad

3 comments

  1. Henrique /

    Sabe dizer quanto foi a máxima hoje em Porto Velho?
    Estou perguntando porque no site do Inmet não está aparecendo os dados de Porto Velho para consulta.

    • Porto Velho é a única capital brasileira – são 27 capitais – que não possui estação meteorológica convencional do INMET, sendo que, a única estação automática instalada está sem funcionar. Resta apenas obter as informações no aeroporto da cidade. Assim, a máxima, no dia 18 de julho, em Porto Velho, foi 25 graus, no aeroporto. Já, nesta quarta-feira, dia 19, a máxima foi 28 graus.

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *