Mudança radical do tempo na segunda-feira com a chegada da mais forte onda de frio dos últimos anos. Temperatura despenca, com ventos intensos, no Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso.
jul 16
15h30min
VENTOS INTENSOS E TEMPERATURA ABAIXO DE 10ºC
Nas primeiras horas desta segunda-feira – 17/7/2017 – uma forte frente fria, com ventos intensos, cujas rajadas podem passar de 60km/h, darão início à penetração da mais poderosa onda de frio polar dos últimos anos a atingir a Amazônia. Em Rio Branco, a frente fria chega entre 8 e 12 horas da manhã e, em Cruzeiro do Sul, por volta das 11 horas da noite.
Não será surpresa se forem registrados recordes históricos de temperatura baixa, a qual, por exemplo, em Rio Branco, foi 6,0ºC, ocorrida no dia 19 de julho de 1975.
Nossas estimativas são de que, no leste e no sul do Acre e no sul e oeste de Rondônia, os termômetros registrem temperaturas entre 5 e 9ºC, durante esta semana. Estes valores, com ventos acima de 50km/h, dão uma sensação térmica abaixo de zero, para quem, evidentemente, estiver exposto a tais ventos.
Nesta segunda-feira, a temperatura cai brusca e acentuadamente e, por volta das 21 horas, já deverá estar em torno de 14ºC, em Rio Branco, Brasileia e cidades próximas.
Em Cruzeiro do Sul, em Porto Velho e em Boca do Acre, por exemplo, as mínimas deverão oscilar entre 11 e 14ºC, nos próximos dias.
Mesmo durante o dia, as máximas deverão ficar abaixo de 18ºC em Rio Branco, Brasileia, Cuiabá, Vilhena e Guajará-Mirim, na segunda-feira e na terça-feira.
As temperaturas noturnas estarão baixas pelo menos até o amanhecer da próxima sexta-feira.
CAMPANHA DO AGASALHO DO INVERNO DE 2017
O Tempo Aqui volta a alertar para a necessidade de um campanha do agasalho urgente, pois faltam poucas horas para o frio chegar com força.
Adote pelo menos uma pessoa necessitada para agasalhá-la. O frio é dolorido para quem não tem como se proteger. Pense nisso.
Lembramos que este frio será duradouro e muito abrangente.
Parece que o recorde de menor temperatura máxima em Porto Velho esse ano é de 24,2 em 20 de junho.
Deve ocorrer novos recordes?