Seca de 2017 pode ser severa no Acre e regiões próximas. Inverno será com muitas ondas de frio.

maio 17

INVERNO DE 2017 PODERÁ SER EXTREMAMENTE SECO
As condições atuais da atmosfera e dos oceanos parecem estar indicando que mais uma seca de proporções alarmantes afetará o Acre e boa parte da Amazônia Ocidental e do Centro-Oeste brasileiro.
Poderosas massas de ar polar deverão penetrar no continente sul-americano e, como consequência, a umidade do ar baixará consideravelmente.
O ar frio que vem da Antártica é seco e, no caminho até atingir o Acre, vai deslocando para o extremo norte do Brasil o ar úmido que está sobre a região. Como o ar seco é mais denso que o ar úmido, ou seja, mais pesado, impede que pulsos úmidos do Atlântico penetrem na região.
A partir da próxima semana, 21 de maio, começarão a chegar ondas de frio polar com maior frequência e intensidade e, portanto, as chuvas diminuirão drasticamente, devendo ficar abaixo da média climatológica durante o inverno deste ano.
Segundo nossas perspectivas, além das duas ondas de frio que atingirão o Acre, Rondônia, Amazonas e o Centro-Oeste ainda neste mês, inúmeras outras intensas massas polares deverão provocar queda brusca e acentuada da temperatura e da umidade do ar nos meses de junho, julho e agosto, ou seja, no auge do inverno na região.

ESTA SEMANA AINDA TEM MUITA CHUVA
É bastante provável que esta seja a última semana, antes do inverno, com chuvas um pouco mais volumosas no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal e no sul do Amazonas.
Deve chover de forma generalizada, mas não necessariamente com forte intensidade, nessa parte do Brasil, no máximo até o próximo domingo, dia 21, devido à chegada de uma massa de ar frio polar neste dia. Após a chegada desta onda de frio, mas antes do final do mês, outra massa de ar polar, mais intensa, chegará e deixará o tempo ainda mais seco.
Nos meses seguintes, junho, julho e agosto, deverão ocorrer frios intensos, devido à penetração de inúmeras ondas polares.
O Tempo Aqui lembra que estas informações são projeções e não afirmações. Portanto, acompanhe nossas atualizações para ficar melhor informado sobre o tempo nas próximas semanas e meses, pois a atmosfera pode surpreender para pior ou para melhor.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *