EXPECTATIVA: Cometa ISON passará, logo mais, às 13h 25min, desta quinta-feira, 28, pelo Sol. Se sair ileso, será o cometa do século e poderá ser visto pelos acreanos. A fotografia é das 9h 30min (horário de Rio Branco) e mostra o cometa já bem pertinho do Sol.
nov 28
9h 10min
Exatamente, às 13h 25min (horário de Rio Branco) o cometa ISON (que poderá ser o cometa do século) irá passar a, somente, 1.200.000km da superfície do Sol. Essa distância é, apenas, três vezes a da Terra à Lua.
A expectativa é grande, pois se ele conseguir dar a volta por detrás do Sol, sem se desintegrar, será o cometa mais brilhante do século e poderá ser visto, a olho nu, mesmo durante o dia, pelos acreanos e demais habitantes do norte e nordeste do Brasil.
É a primeira veze que esse cometa entra no sistema solar, junto à órbita dos planetas, e conserva intacta sua origem que é a mesma do nosso sistema solar, ou seja, superior a 4 bilhões de anos.
Seu núcleo foi calculado em 5km de diâmetro. Como é formado de gelo e rochas, ao passar tão próximo do Sol, sua temperatura chegará perto dos 3.000ºC que, somado à intensa atração gravitacional da nossa estrela, poderá se desintegrar total ou parcialmente.
No entanto, a expectativa é grande, pois, se voltar a aparecer do outro lado do Sol, ele passará próximo da Terra e poderá ser visto, com brilho intenso, a olho nu, a partir do dia 10 de dezembro, até o mês de fevereiro de 2014.
Observe, na fotografia, obtida às 9h 30min (horário de Rio Branco), desta quinta-feira, 28, sua aproximação do Sol. Vê-se sua cauda bastante iluminada, um pouco abaixo e à direita do círculo escuro, onde está o Sol. Para que o intenso brilho do Sol não ofuscasse sua visualização foi colocado um circulo, exatamente, na frente do Sol. O horário, no canto inferior esquerdo, é o Horário Universal. Subtraindo 5 horas, teremos o horário do Acre.