Maior Lua cheia dos últimos 68 anos acontece no domingo. Marés ficam mais altas e há possibilidade de pequenos terremotos.
nov 10
10h 55min
LUA GIGANTE SERÁ 14% MAIOR E 30% MAIS BRILHANTE
Se uma simples Lua cheia já é bonita, imagine como será no próximo domingo, dia 13 de novembro de 2016, quando ela vai aparecer 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal no céu noturno do Acre e de todo o Brasil!
Esta será sua maior aproximação da Terra dos últimos 68 anos, pois a última vez que esteve tão perto foi no dia 26 de janeiro de 1948.
Dá-se o nome a esse fenômeno de perigeu ou mais conhecido como superlua. Na segunda-feira, dia 14, às 8h 52min da manhã, no horário de Rio Branco, ou 11h 52min, no horário brasileiro de verão, será o auge da Lua cheia e ela estará cerca de 50.000km mais próxima do nosso planeta do que quando está mais distante. Nesse dia, sua distância da Terra será de, apenas, 356.511km, sendo que o normal é em torno de 380.000km. Como, nesse horário, a Lua cheia não aparece no céu, o jeito é observá-la na noite de domingo para segunda-feira ou de segunda-feira para terça-feira, pois a diferença será mínima.
Não perca esta oportunidade de observar, com mais precisão, a paisagem da superfície da nossa Lua: suas planícies (manchas escuras) e suas crateras produzidas pelo impacto de meteoritos.
Se você perder esta oportunidade, a próxima vez que a Lua vai estar tão próxima da Terra será, somente, no dia 25 de novembro de 2034.
Não esqueça que o fenômeno ocorrerá no próximo domingo, dia 13 de novembro, e na segunda-feira, dia 14, e, se as condições meteorológicas permitirem, todos os acreanos e demais brasileiros poderão vê-lo.
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DESSA APROXIMAÇÃO
A Lua gira em torno da Terra e completa uma volta a cada 29 dias e meio. Essa órbita é um pouco irregular e, assim, pode passar mais perto ou mais longe do nosso planeta. Quando está mais perto, dá-se o nome de perigeu (superlua), quando está mais longe, apogeu.
Desta vez, a nossa Lua estará bem mais perto do que nos últimos 68 anos.
Se ela está mais perto, sua atração gravitacional fica maior e, assim, os oceanos ficam esticados para cima e as marés e as ondas aumentam bastante. Quem estiver na praia poderá ver facilmente essa diferença no mar.
Da mesma forma, esse fenômeno pode provocar pequenos terremotos, pois as placas tectônicas – essas camadas da Terra nas quais pisamos todos os dias – podem sofrer um pequeno deslocamento para cima da sua posição original. Com esse leve movimento, devido à atração provocada pela aproximação da Lua, podem ocorrer algumas acomodações no interior do nosso planeta.
Alguns estudiosos afirmam que tal fenômeno pode provocar até terremotos de maiores proporções.