Temperatura cai brusca e acentuadamente no domingo. Friagem será a mais intensa do ano, com sensação inferior a 6ºC.
ago 19
14h 30min
A mais intensa onda de frio de 2016 vai despencar a temperatura a partir deste domingo (21/8/2016) no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso e em Goiás.
A frente fria, que antecede a penetração de ar polar, chega com ventos muito fortes, cujas rajadas de sudeste deverão superar a velocidade de 50km/h em vários pontos da Amazônia ocidental e do Centro-Oeste brasileiro.
Essa será uma típica friagem, com queda brusca e acentuada da temperatura, ventos intensos e ininterruptos durante, pelo menos, dois dias seguidos, com chuvas e garoas, céu com muitas nuvens e sensação térmica bem abaixo do indicado pelos termômetros. Nos momentos mais frios e ventilados, essa sensação poderá ficar abaixo de 6ºC, na capital acreana e abaixo de 0ºC, em áreas de Mato Grosso e de Goiás.
Mesmo durante o dia, na segunda-feira e na terça-feira, a temperatura deverá ficar abaixo de 19ºC, em Rio Branco e Brasileia.
No entanto, o frio mais intenso será à noite, com mínimas, ao amanhecer, oscilando entre 10 e 13ºC, no leste e sul do Acre, entre 9 e 12ºC, no sul e oeste de Rondônia, entre 6 e 9ºC, na região do Pantanal de Mato Grosso e, entre 1 e 5ºC, no sul e sudoeste de Goiás. É bastante provável que ocorra formação de geada em alguns pontos de Goiás e de Mato Grosso.
Até a cidade de Manaus sentirá levemente o vento da friagem. Na cidade amazonense de Boca do Acre, no sul do estado, a temperatura mínima deverá oscilar entre 12 e 15ºC, nos primeiros dias da próxima semana.
A massa de ar frio deverá proporcionar temperaturas baixas até por volta da manhã de quarta-feira, dia 24 de agosto, quando começará a se dissipar, mas as noites continuarão amenas durante toda a próxima semana.
O Tempo Aqui alerta para a possibilidade de temporais, no sábado e no domingo, com chuvas volumosas, raios, queda de granizo e fortes ventanias, em vários pontos do Acre, de Rondônia, do Amazonas, de Mato Grosso, de Goiás, da Bolívia e do Peru.
Acompanhe nossas atualizações diárias e fique melhor informado sobre o tempo.