Seca severa no Acre e em Rondônia, em 2016, está descartada. Não há o que temer. Sabe por quê?
maio 10
10h 20min
Contrariando o que se tem visto publicado por alguns meios de comunicação, O Tempo Aqui mantém sua posição, anunciada desde o início do ano, de que, em 2016, não haverá seca severa no Acre e em Rondônia.
Não há condições atmosféricas e oceânicas atuais diante das quais se possa concluir sobre essa hipotética seca severa que está sendo tão divulgada e, como consequência, causando muita preocupação para o setor agropecuário.
Muito pelo contrário, O Tempo Aqui tem divulgado, com frequência, que não haverá seca além do que é normal para o período do inverno que se aproxima, ou seja, entre os meses de junho e setembro.
Estes meses são naturalmente secos, mas, em 2016, ocorrerão chuvas, em todos eles, quebrando a sequência de baixa umidade do ar e, assim, evitando uma seca prolongada.
Reforçamos, ainda, que haverá, sim, vários dias extremamente secos, sem chuvas, mas nada que possa ser considerado de anormal, uma vez que a característica climática do inverno, no Acre e em Rondônia, é ser seco, com chuvas mensais abaixo de 50mm.
Os dois principais fatores climáticos que baseiam nossas conclusões são a penetração de umidade do oceano Atlântico e a incursão de fortes ondas de frio na Amazônia Ocidental. As condições atmosféricas e oceânicas atuais permitem visualizar essa tendência do tempo.
Toda vez que uma forte frente fria choca-se com o ar úmido, que está sobre a região, provoca chuvas, que podem até ser fortes, mesmo no inverno. Como são esperadas massas de ar úmido e quente do Atlântico e várias frentes frias da Antártica, entre junho e agosto, as chuvas causadas por elas quebrarão a sequência de dias secos.
No entanto, ocorrerão dias extremamente secos por conta da penetração de ar polar, mas que, em cerca de uma ou duas semanas depois, serão substituídos pelos pulsos úmidos do Atlântico.
Resumindo, segundo nossa análise, a probabilidade de ocorrência de uma seca severa, tal qual a de 2005, é inferior a 10%. Já, a probabilidade de que o tempo meteorológico comporte-se dentro da normalidade para a época é de 90%.
Portanto, não há o que temer. Qualquer preocupação exagerada, com relação a uma seca severa, no Acre e em Rondônia, é precipitada.