Frio de 14,1ºC, com sensação abaixo de 10ºC, e ventos de 70km/h foram o resultado, até agora, da primeira friagem de 2016, no Acre. Saiba, também, como foi em Rondônia e no Amazonas.
abr 28
11h 30min
A primeira friagem de 2016 ficou bem caracterizada na Amazônia Ocidental, com a chegada de uma poderosa, forte e abrangente onda de frio polar. Mesmo em abril, mês que não traz histórico de queda acentuada de temperatura, a frente fria chegou com força, no Acre, no início da noite da última terça-feira, dia 26, em Brasileia, e no final da manhã do dia seguinte já tinha cruzado todo o estado.
Lembrando sempre que frente fria não é o próprio frio, mas a dianteira de uma onda de frio. A massa de ar polar, que começa a chegar algumas horas depois, é que faz a temperatura despencar.
Outro esclarecimento se faz necessário é que, quando dizemos que uma frente fria será forte, é para informar que ela vem com ventos intensos e, muitas vezes, como foi o caso desta última, provoca transtornos à população.
Importante, também, esclarecer que uma onda de frio poderosa e abrangente não significa que o frio será intenso, mas que essa massa de ar polar atingirá uma vasta região tendo em vista que é alta a pressão atmosférica que a originou.
Informamos, nas nossas publicações anteriores, que a temperatura cairia brusca e acentuadamente, como realmente aconteceu, e que seria, para o mês de abril, a mais abrangente e prolongada dos últimos 30 anos. No entanto, em nenhuma ocasião, informamos que o frio seria o mais intenso do ano.
Quanto à abrangência dessa onda de frio, seus ventos, nesta quinta-feira, dia 28, já chegaram em Manaus e na sexta-feira estarão soprando no hemisfério norte da Terra, ou seja, cruzando a Linha do Equador, mas nem por isso, haverá queda acentuada da temperatura por lá, pois, durante o deslocamento, os ventos diminuem de intensidade e o ar frio começa a se tropicalizar, causando muita chuva naquelas áreas.
Nas últimas 24 horas, a menor temperatura registrada, no Acre, foi 14,1ºC, em Brasileia. Na capital acreana, o menor registro, até agora, foi 14,9ºC, às 5 horas desta quinta-feira, na estação meteorológica do aeroporto.
A sensação térmica, no entanto, para quem esteve exposto aos ventos, ficou abaixo de 10ºC, de acordo com o método padrão utilizado pela Meteorologia.
Ventos com rajadas superiores a 70km/h, em Rio Branco, e a 69km/h, em Porto Walter, foram registrados pelas estações meteorológicas.
O frio vai continuar até a próxima noite de segunda-feira, dia 2 de maio, pois os ventos polares intensos da direção sudeste estarão presentes durante todos esses dias trazendo mais ar seco e, portanto, fazendo a umidade do ar despencar para valores mínimos abaixo de 40%, na parte da tarde.
Durante o dia, devido ao sol, a temperatura aumenta, mas não muito, com máximas abaixo de 27ºC. A noite, porém, o frio aumenta rapidamente e deverão ser registradas mínimas entre 11 e 14ºC, nos próximos dias.
TEMPERATURAS MÍNIMAS NAS ÚLTIMAS 48 HORAS
ACRE
14,1ºC, em Brasileia.
14,9ºC, em Rio Branco e Marechal Thaumaturgo.
15,7ºC, em Santa Rosa do Purus.
15,9ºC, em Porto Walter.
16,3ºC, em Cruzeiro do Sul.
16,6ºC, em Feijó.
16,7ºC, em Tarauacá.
RONDÔNIA
10,4ºC, em Vilhena.
14,7ºC, em Cacoal.
16,7ºC, em Ariquemes.
17,2ºC, em Porto Velho.
AMAZONAS
16,5ºC, em Boca do Acre.
17,2ºC, em Eirunepé.
18,2ºC, em Lábrea.