Friagem, além de forte, será a mais prolongada e abrangente dos últimos 30 anos
abr 25
11h 30min
FRIO POLAR AVANÇA RAPIDAMENTE NA DIREÇÃO DO ACRE
A trégua do calor está próxima. Essa friagem, além de forte, será a mais prolongada e abrangente dos últimos 30 anos.
Nesta terça-feira, 26 de abril de 2016, no final da tarde ou nas primeiras horas da noite, o tempo muda brusca e radicalmente, no leste e no sul do Acre, com a chegada de ventos muito fortes, vindos da direção sudeste, capazes de causar transtornos à população, como queda de galhos e árvores e destelhamento de edificações, pois esperam-se rajadas acima de 70km/h, em alguns pontos mais altos do estado.
É uma frente fria que chega com forte intensidade, muito acima da média esperada para o mês de abril, quando, normalmente, ocorrem, apenas, fracas incursões de ar frio.
Imediatamente após os primeiros ventos fortes, uma intensa onda de frio, começará a penetrar com força, e no dia seguinte, quarta-feira, todo o Acre, Rondônia, sul e sudoeste do Amazonas e boa parte de Mato Grosso já estarão sob uma poderosa massa de ar frio de origem polar.
A temperatura cairá brusca e acentuadamente. Em menos de 12 horas, em Rio Branco, Brasileia, Guajará-Mirim, Costa Marques, Vilhena, Cuiabá, Cáceres, Boca do Acre e proximidades, a temperatura baixará mais de 20ºC, ou seja, passará dos 34ºC, de terça-feira, para menos de 14ºC, na quarta-feira. No sul de Goiás e em algumas cidades de Mato Grosso, a temperatura mínima poderá oscilar entre 7 e 10ºC.
Quem pensa que esse frio será passageiro, está enganado. Essa, além de forte, deverá ser a mais prolongada e abrangente friagem dos últimos 30 anos, para o mês de abril. O frio aumenta, mas com menos vento, a partir de sexta-feira e deverá registrar a menor temperatura ao amanhecer de domingo, dia primeiro de maio, quando, em Rio Branco e Brasileia, os termômetros estarão marcando, entre 10 e 13ºC, ou menos. Mas não será somente durante a noite que o frio estará intenso, pois, mesmo durante o dia, as temperaturas máximas ficarão abaixo de 18ºC, no leste e no sul do Acre, durante, pelo menos, três dias seguidos, ou seja, de quarta-feira até sexta-feira, com o céu totalmente encoberto e com ventos intensos e ininterruptos soprando da direção sudeste. Quem estiver exposto a esses ventos, terá sensação térmica inferior a 14ºC, durante o dia, e abaixo de 10ºC, durante as primeiras noites.
Essa intensa massa de ar frio só perderá força, a partir de segunda-feira ou terça-feira, ou seja, entre 2 e 3 de maio.
Há 30 anos não ocorria, no mês de abril, frio tão intenso, prolongado e abrangente, no Acre, em Rondônia e no sul e sudoeste do Amazonas.
O Tempo Aqui volta a alertar para a necessidade de a população tomar os devidos cuidados nesta terça-feira, quando da chegada da frente fria, pois ventos muito fortes poderão causar sérios danos às edificações e, também, à segurança pessoal, devido à possibilidade de quedas de árvores e outros objetos.
Prepare-se com agasalhos e lembre-se daqueles que não tem condições de adquiri-los, principalmente, crianças, idosos e moradores de rua.
O Tempo Aqui fez uma estimativa das temperaturas mínimas esperadas, durante esta semana, em algumas cidades do Acre, de Rondônia e do Amazonas.
ACRE
Rio Branco: entre 10 e 13ºC.
Brasileia: entre 9 e 12ºC.
Sena Madureira: entre 11 e 14ºC.
Tarauacá e Feijó: entre 12 e 15ºC.
Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima: entre 14 e 17ºC.
RONDÔNIA
Porto Velho e Ariquemes: entre 14 e 17ºC.
Ji-Paraná, Jaru e Cacoal: entre 12 e 15ºC.
Vilhena: entre 9 e 12ºC.
Guajará-Mirim e Costa Marques: entre 10 e 13ºC.
AMAZONAS
Boca do Acre: entre 13 e 16ºC.
Lábrea e Pauini: entre 15 e 17ºC.
Itamarati e Envira: entre 13 e 16ºC.
Eirunepé e Ipixuna: entre 13 e 16ºC.
Tabatinga e Benjamim Constant: entre 15 e 18ºC.
Barcelos: entre 18 e 21ºC.
Manaus: entre 19 e 22ºC.
O Tempo Aqui lembra que essas temperaturas mínimas são estimativas, pois o valor real poderá ficar situado um pouco acima ou abaixo dos que foram estimados.
Na manhã desta terça-feira, publicaremos novas informações sobre os ventos fortes e o frio que estão chegando.