Frio está só começando! Inverno de 2016 será dos mais frios dos últimos anos no Acre, Rondônia e Amazonas.
abr 20
Davi Friale, pesquisador nas áreas de Meteorologia e Climatologia.
O portal de internet O Tempo Aqui vem alertando, com frequência, que frios intensos vão predominar nos próximos anos, devido ao ciclo climático natural de resfriamento global.
O clima da Terra passa por períodos quentes e frios e nada, absolutamente nada, está relacionado com as atividades humanas, como os poderosos grupos econômicos e alguns governos sem compromisso com a verdade querem impor, a todo custo, à população. O homem afeta, tão-somente, o clima local, em especial o das cidades, mas não o clima global.
Baseados em dados meteorológicos adulterados e em simulações feitas em poderosos computadores programados para dar resultados convenientes aos seus próprios interesses, pessoas irresponsáveis não se cansam de dizer que o mundo está aquecendo e atingindo temperaturas progressivamente acima da média.
Em todos os continentes, a imprensa do mundo inteiro, nos últimos anos, tem noticiado os frios intensos, com registros de temperaturas baixas recordes, e neves volumosas e prolongadas e, com isso, levando ao cancelamento de milhares de voos e de aulas nas escolas da Europa, da Ásia e da América do Norte.
No Brasil, já começamos a sentir a volta desses frios intensos quando, em 2013, a neve caiu durante 15 dias não consecutivos em vários estados do país. Naquele ano, a temperatura, em Rio Branco, capital do Acre, atingiu marcas oficiais, registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia, abaixo de 10ºC, com sensação de zero, devido aos fortes ventos gelados.
Em 2015, não houve frios significativos no Acre, mas, mesmo assim, foi registrada mínima inferior a 13ºC, na cidade de Brasileia. Naquele ano, só não ocorreram frios intensos devido ao forte e prolongado bloqueio atmosférico que impediu a entrada de massas de ar pelo Brasil. Percebe-se, então, que, no meio desse período de frio intenso, evidentemente, haverá anos em que o calor irá predominar, mas isso não justifica dizer que a Terra está aquecendo, muito menos por causa do homem.
Neste ano de 2016, esse bloqueio será vencido pelas poderosas massas de ar gelado que se deslocarão da Antártica e atingirão, com força, boa parte do Brasil, inclusive o Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. É alta a probabilidade de que até a cidade de Manaus sentirá o fenômeno da friagem. Nos estados do centro-sul brasileiro deverão ocorrer geadas intensas e a neve estará presente até nas serras dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
No Acre, a primeira onda de frio, em pleno outono, chegará entre os dias 25 e 26 de abril, derrubando a temperatura para valores entre 14 e 16ºC, em Rio Branco, nessa primeira análise.
Em Rondônia, nas cidades de Vilhena e Costa Marques, é possível, que, com essa primeira friagem, as temperaturas mínimas oscilem entre 11 e 14ºC.
Essa, porém, será só a primeira de uma série de ondas de frio que atingirão a Amazônia Ocidental.
As condições atmosféricas atuais indicam que uma outra massa de ar, ainda mais forte, deverá atingir o Acre entre os dias 4 e 6 de maio, ou seja, apenas uma semana depois da primeira friagem.
O portal O Tempo Aqui já anunciou que, em 2016, deverão chegar, mais de quatro fortes ondas de frio no Acre. As temperaturas mínimas deverão atingir valores inferiores a 10ºC, em alguns desses eventos de friagem.
Portanto, o frio de antigamente está voltando, mas as menores temperaturas ocorrerão entre os anos de 2020 e 2035, aproximadamente, tendo em vista a tendência atual de resfriamento do Sol e outros aspectos climáticos e meteorológicos.
Então, prepare-se com agasalhos, já a partir deste ano de 2016, e lembre-se daqueles que não têm condições de adquiri-los.