Fim do verão. Começa o outono. Dia e noite de igual duração em toda a Terra. É o equinócio, com o Sol dando adeus ao hemisfério sul.

mar 18

12h 10min

O OUTONO E O FENÔMENO DO EQUINÓCIO
O verão acaba, mas começa o outono, no Acre e na maior parte do Brasil, exatamente, às 23h 30min deste sábado, dia 19 de março de 2016, no horário de Rio Branco. Naquele exato instante, o Sol, no seu movimento aparente, cruzará a Linha do Equador, dando o adeus ao sul da Terra. Nos próximos seis meses, em todo o hemisfério sul – o Acre e Rondônia estão totalmente no sul -, a luz solar não incidirá verticalmente, em nenhum ponto, nem mesmo ao meio-dia. A sombra de todos os objetos estará sempre voltada para o sul.
É o chamado equinócio de outono, a estação de transição entre o verão e o inverno.
No Brasil, as únicas unidades da federação que tem território localizado no hemisfério norte são Roraima (exceto o extremo sul), Amapá (exceto o extremo sul), Amazonas (apenas uma parcela do norte do estado) e Pará (apenas uma pequena parte do norte).
A única capital brasileira que não se localiza no hemisfério sul é Boa Vista. Já, Macapá, é a única capital que está localizada exatamente sobre a Linha do Equador, portanto, considerando o aspecto astronômico, é a única que não tem estação do ano e onde os dias e as noites têm a mesma duração de 12 horas cada, durante o ano todo.
O outono terá a duração de aproximadamente três meses e terminará, exatamente, às 17h 34min (horário de Rio Branco) do dia 20 de junho, quando terá início o inverno, a estação mais seca e das mais intensas ondas de frio.

O CLIMA
No Acre e em Rondônia, o outono caracteriza-se pela diminuição brusca das chuvas e a penetração das primeiras ondas de frio polar, quando as temperaturas despencam, principalmente, no leste e no sul do Acre e no oeste e no sul de Rondônia.
Em apenas três meses – a duração do outono – as chuvas, em Rio Branco são reduzidas de 173,7mm, em abril, para 45,8mm, em junho.
As temperaturas, que no verão apresentam registros mínimos entre 20 e 23ºC, caem para valores entre 8 e 12ºC, quando da incursão de massas de ar frio, de origem polar, precedida por ventos intensos e ininterruptos de sudeste, na capital do Acre. Não são raras as vezes em que esses ventos frios, ao se chocarem com ar quente e úmido que está sobre a região, causam transtornos à população, com fortes chuvas, muitos raios e ventanias perigosas.
No outono, a umidade relativa do ar tem, também, queda significativa e, às vezes, atinge valores abaixo de 30%, no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas.

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA ESTE OUTONO
A tendência para este outono, no Acre e no oeste e sul de Rondônia, é que ocorram ondas de frio intenso, podendo despencar a temperatura para valores bastante baixos em relação à média climatológica desta estação.
É bastante provável que, já no mês de abril, ocorra um incursão moderada de ar frio no leste e sul do Acre.
Quanto às chuvas, devem ficar dentro da média histórica para o outono, com pequenas variações, tanta para mais, quanto para menos.

RESUMO DO CLIMA EM OUTONO

RIO BRANCO
Temperatura mínima média cai de 22,5ºC, em abril, para 19,3ºC, em junho.
Menor temperatura registrada nesta estação foi 7,8ºC, no dia 11 de junho de 1985.
Temperatura máxima média cai de 31,1ºC, em abril, para 30,3ºC, em Junho.
Maior temperatura registrada nesta estação foi 36,2ºC, no dia 6 de junho de 1982.
Chuvas são reduzidas de 173,7mm, em abril, para 45,8mm, em Junho.

PORTO VELHO
Temperatura mínima média cai de 21,9ºC, em abril, para 19,2ºC, em junho.
Menor temperatura registrada nesta estação foi 10,0ºC, no dia 12 de junho de 1985.
Temperatura máxima média cai de 30,8ºC, em abril, para 30,3ºC, em junho.
Maior temperatura registrada nesta estação foi 34,0ºC, ocorrida nos anos de 1977, 1983 e 1985.
Chuvas são reduzidas de 205,9mm, em abril, para 38,8mm, em junho.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *