Chuvas abundantes marcarão a primeira semana de março. Nível dos rios aumentará bastante no Acre.
fev 29
9h 55min
A primeira semana de março será marcada por chuvas abundantes na maior parte do Acre, de Rondônia, do Amazonas, da Bolívia e do Peru, podendo causar sérios transtornos em algumas áreas mais vulneráveis.
A elevada umidade do ar, originária do oceano Atlântico, provocará o surgimento de nuvens espessas, não só na Amazônia Ocidental, mas, também, embora menos intensas, em Goiás, no Distrito Federal e em Mato Grosso.
Assim, as condições atmosféricas estarão favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, muitas vezes, fortes, principalmente, nos vales dos rios Juruá, Tarauacá, Purus, Iaco, Acre, Abunã, Mamoré, Guaporé e na maior parte do Peru e da Bolívia.
Essas chuvas, na região, serão diárias, muitas vezes, prolongadas, pelo menos até o próximo domingo, dia 6 de março. Em alguns pontos, as chuvas poderão dar uma trégua, um ou outro dia, mas choverá bastante nas proximidades.
Os primeiros dias da semana serão de ventos calmos e fracos, de direções não definidas, dando sensação de muito abafado, porém, nos dias seguintes, os ventos passam a soprar com mais intensidade da direção norte e variações de noroeste e de nordeste, deixando o tempo mais ventilado.
No Acre, em Rondônia e no Amazonas, as temperaturas não sofrem alterações significativas. As mínimas, geralmente, no início do dia, oscilarão entre 21 e 24ºC e as máximas, normalmente nas primeiras horas da tarde, entre 29 e 32ºC. No entanto, onde não chover durante o dia, as máximas oscilarão, entre 32 e 34ºC, e, se as chuvas ocorrerem, entre 11 e 15 horas, as máximas ficarão entre 26 e 29ºC.
Alerta para a alta probabilidade de ocorrência de sérios transtornos, em algumas áreas vulneráveis, como rápida inundação de ruas e transbordamento de pequenos rios, queda de galhos e árvores e deslizamentos de terra.
O nível dos principais rios subirá bastante, nos próximos dias, podendo ocorrer transbordamento, principalmente, nos vales do Juruá e do Tarauacá.
O Tempo Aqui, através do seu “Plantão do Verão 2016”, informará, a qualquer momento, qualquer situação de enchente iminente dos rios maiores. Mesmo que não haja nenhuma situação de emergência, todas as quintas-feiras, serão publicadas a situação atual e a tendência do nível dos principais rios para os próximos dias e para este verão.